O primeiro pensamento que muitas pessoas têm ao pensar em uma construção ou reforma é o custo que isso tudo irá gerar. Mas, além do orçamento, é fundamental a contratação de profissionais da área que atuarão por completo, desde o projeto até a entrega final. A Aspeg Engenharia Civil e Geotécnica, formada pelos engenheiros Lucas Fernando Pantoja, Hernan Roni da Silva Filho e pelo doutor Miguel Angel Alfaro Soto, é um exemplo claro de exatidão e responsabilidade nos trabalhos assumidos. E eles falam sobre a importância de um responsável que sabe o que faz: “Uma das maiores importâncias é a responsabilidade técnica legal, pois caso uma obra não tenha um profissional responsável pela sua execução, todas as sanções penais recairão sobre o proprietário. Este poderá, inclusive, responder criminalmente pelo exercício ilegal da profissão. Além também de ocorrerem situações de ordem técnica durante uma obra, que exigem decisões imediatas e, com um profissional qualificado, esses imprevistos serão facilmente resolvidos”, explica Pantoja.

E saber quando contratar um profissional também é imprescindível: “Há vários motivos para contratar os serviços de um profissional: para identificar a melhor opção de compra de um terreno ou imóvel; para desenvolver projetos em geral; para administrar a obra; para regularizações de imóveis; laudos e pareceres técnicos, entre outros serviços”, fala Hernan Filho.

O engenheiro civil atua independentemente do tipo da obra, desde a etapa dos serviços preliminares até a fase de acabamento, planejando, orientando e supervisionando a execução, visando a um resultado final em conformidade com o projeto: “Haverá acompanhamento pós-obra ou monitoramento como o caso de obras de contenção, ou garantia de construção em caso de obras residenciais. O contato do engenheiro com o cliente visa esclarecer todo andamento da obra, que pode ser por meio de relatórios, medições ou diário de obra”, pondera o doutor Miguel Soto.

Tratado

E o que foi tratado deve ser executado: “Garantir ao cliente que a execução será fiel ao projeto por meio de um estudo de viabilidade de obra; projetos objetivos e detalhados de fácil compreensão e visualização do cliente; memorial descritivo minucioso, pois trabalhamos com seriedade e nosso objetivo são obras de procedência, seguras, e clientes satisfeitos”, finalizam os profissionais.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.