Rua João Polastri terá novo estacionamento para veículos automotores, nova ciclofaixa e nova calçada para uso dos pedestres.

Grande obra para melhorar trânsito na Rua João Polastri, ao lado da área do aeroporto municipal, deve se iniciar nas próximas semanas

A Prefeitura de Rio Claro, através da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, deve iniciar em agosto as obras de revitalização da Rua João Polastri, uma das mais importantes da região sul da cidade. O trecho, entre um empreendimento comercial e a área do aeroporto municipal, será totalmente transformado e o custo da obra é orçado em R$ 2,6 milhões com recursos próprios da municipalidade. Há alguns dias, o poder público homologou a proposta da empresa Maqterra Transportes e Terraplanagem, que venceu a licitação para a execução do serviço.

“Vamos aumentar uma pista de rolagem. Durante todo o percurso, onde hoje só trafega um carro por vez, vamos colocar uma pista a mais. Vamos corrigir um problema que ali se apresenta onde temos um estacionamento horizontal ao lado da ciclofaixa, quando o passageiro abre a porta coloca em risco os ciclistas, causando acidentes e iremos corrigir colocando a ciclofaixa num local adequado que não tenha contato com os veículos”, explica Paulo Paulon, secretário de Mobilidade Urbana.

Esse problema envolvendo a ciclofaixa é antigo e remete à administração do ex-prefeito João Teixeira Junior. Na época, a implantação das vagas de estacionamento da maneira que é hoje foi alvo de diversas reclamações da população que utiliza o trecho e também no Poder Legislativo, quando vereadores alertaram para os riscos que os ciclistas sofriam com os veículos automóveis parados no trecho. Apesar disso, nenhuma mudança ocorreu até então.

De acordo com o secretário Paulo, as vagas de estacionamento na Rua João Polastri serão remodeladas num ângulo de 45°. “Acreditamos que serão 118 vagas. Além disso terá também uma área de passeio em calçada onde o pessoal poderá caminhar normalmente”, acrescenta. Conforme detalha, parte da área hoje ocupada pela entidade do Aeroclube de Rio Claro, dentro do aeroporto municipal, será utilizada.

“Isso será possível porque iremos avançar na cerca, que hoje tem oito metros, para dentro do aeroporto. Não vai tirar a operacionalização do aeroporto, fizemos a consulta na Anac – Agência Nacional de Aviação Civil, e não terá problema. Ainda assim deixaremos uma via mais bonita, segura e com fluidez no trânsito”, conclui Paulo.