Vado (Benedito Irivaldo de Souza) interpreta 16 personagens na peça ‘O Navio Negreiro’, que está há mais de quatro décadas em cartaz

Adriel Arvolea

O Navio Negreiro é um poema de Castro Alves e um dos mais conhecidos da literatura brasileira. O poema descreve com imagens e expressões terríveis a situação dos africanos arrancados de suas terras, separados de suas famílias e tratados como animais nos navios negreiros que os traziam para ser propriedade de senhores e trabalhar sob as ordens dos feitores.

Foi escrito em São Paulo, no ano de 1869, quando o poeta tinha vinte e dois anos de idade, e quase vinte anos depois da promulgação da Lei Eusébio de Queirós, que proibiu o tráfico de escravos, em 4 de setembro de 1850. Já se passaram 148 anos desde a criação do poema, mas sua história permanece sempre viva, principalmente nos palcos.

O ator Benedito Irivaldo de Souza, mais conhecido como Vado, encena a peça ‘O Navio Negreiro’, história adaptada por ele próprio e baseada no poema de Castro Alves, há 45 anos. Tanto tempo em cartaz lhe garantiu recorde no Guinness Book, por carreira mais longa como produtor teatral pela mesma produção. “Ser um recordista mundial não é superar o outro, mas conseguir realizar os seus talentos no nível mais alto de sua existência”, comenta Vado.

E o público de Rio Claro pode conferir a peça nesta quinta-feira (13), às 10h e 20h, no teatro do Centro Cultural ‘Roberto Palmari’, localizado na Rua 2, 2.880, Vila Operária. Vado interpreta 16 personagens nessa emocionante história. Você não pode perder. Prestigie e apoie a cultura.

Vado

Em 1969, foi convidado para trabalhar no teatro, alegando ter visto pouco antes do convite o filme ‘To Sir, with Love (’Ao Mestre com Carinho’), o qual o impressionou muito pelo tipo de trabalho. Isso o motivou a aceitar o convite e seguir essa carreira.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.