Lourenço Favari

João Paulo MIranda Maria cinema Kino Olho
O diretor de cinema João Paulo Miranda Maria (Foto: 23° Curtas Vila do Conde)

“O mais importante para o Cinema Caipira não é contar estórias, mas absorver em si a História de uma cultura a partir de uma estética própria”, explicou o diretor de cinema João Paulo Miranda Maria no texto manifesto “A estética de um Cinema Caipira“, publicado no site Centro de Análise do Cinema e do Audiovisual em 2010.

Na busca desta identidade cinematográfica, o cineasta realizou centenas de filmes que apresentaram seu modo de ver e fazer cinema. João Paulo travou sozinho uma batalha no cinema brasileiro, e mais especificamente pelo cinema do interior paulista.

O resultado do esforço veio com a participação dos filmes do diretor  no concurso Screeming Room Móbile Phone Movie Competition CNN (2009); no Festival Internacional de Cinema de Caracas (2003), na Venezuela; na Muestra Iberoamericana de Cine de Taxco  (2014), no México; na Mostra Short Film Corner (2014) e na Semana da Crítica do 68º Festival de Cannes (2015), ambos na França. Sem contar outros tantos festivais de cinema no Brasil.

“Pude me aprofundar e explicar mais um pouco sobre esta visão de um cinema do interior e a recepção foi muito boa. Estar aqui entre grandes nomes como participante deste processo é algo indescritível” – João Paulo Miranda Maria sobre o 23º Curtas Vila do Conde .

O Cinema Caipira, que antes era um conceito um tanto abstrato, agora tem rosto, nome e sobrenome. E promete muito mais, se depender da dedicação do cineasta e do grupo  Kino-Olho.

VILA DO CONDE

vila do conde
Debate do 23° Curtas Vila do Conde em Portugal (Foto: 23° Curtas Vila do Conde)

Depois do retorno de Cannes, na França, onde além de competir entre os 10 melhores cineastas do mundo garantiu a produção de seu primeiro longa-metragem, o diretor de Rio Claro mais uma vez foi apresentar seu trabalho fora de nossas plagas. Desta vez o destino foi Portugal, na cidade Vila do Conde.

O curta “Command Action”, conforme já havia sido anunciado pelo Jornal Cidade, foi selecionado para concorrer na competição internacional do 23º Curtas Vila do Conde. O trabalho foi exibido nos dias 7 e 10 de julho. “Aqui realmente eles enxergam os realizadores como as tendências. Todos querem entender seu estilo e saber de seus projetos”, informou de Portugal o cineasta.

 Ele vê com bons olhos a participação e já projeta o futuro. “Antes me parecia tudo muito distante e agora fazendo parte de tudo parece bem claro e próximo. Boas coisas estão acontecendo e realmente a mudança na carreira é definitiva”, garante.

“Vir aqui e conhecer mais detalhes sobre a história do meu país e ao mesmo tempo ser ‘descoberto’ por eles se torna uma oportunidade única”, finaliza o cineasta que retorna a Rio Claro na terça-feira (14).

EQUIPE DE PRODUÇÃO CONTOU COM MAIS DE 20 PROFISSIONAIS

cinema
Parte da equipe de produção do curta-metragem

Com direção de João Paulo Miranda Maria e roteiro de Fernanda Tosini, o curta-metragem “Command Action” teve produção de Cláudia Seneme do Canto e Fernanda Tosini. Thiago Ribeiro Pereira foi responsável pela direção de fotografia e Léo Bortolin, pelo desenho de som. Marina Butolo fez a direção de arte. O elenco contou com David Martins, além de Cláudio Lopes, Luana Menezes e João de Lima Neto. Integram ainda a produção Bruno Barrenha e Alessa Camarinha (som direto), Rogério Borges (assistente de direção),Gabriel Ávila e Thierry Vasques (assistentes de produção), Júnior Melito (assistente de fotografia), Eliana Palmero Butolo e Giuliana Ferraresso (assistentes de arte), Larissa Morari (fotografia still), Thomas May (steadcam), Valcir Bulgarelli (eletrecista), além de atores profissionais da Cia de Artes Cênicas Tempero D’alma e Feirantes e fregueses da feira livre do bairro Cervezão.

ROTEIRISTA FALA SOBRE PROCESSO CRIATIVO

Fernanda Tosini do grupo Kino Olho
A roteirista Fernanda Tosini, que escreveu e produziu o curta-metragem “Command Action”

A roteirista Fernanda Tosini foi a responsável pelo roteiro do curta “Command Action”. Esposa do cineasta João Paulo Miranda Maria e uma das principais figuras do grupo Kino-Olho, ela falou sobre o processo criativo para a construção da história.

“Em 2010 fizemos um documentário sobre a Feira Livre do Cervezão. Na época já achei interessante a atmosfera. Na feira temos todos os elementos para a construção do nosso Cinema Caipira: os personagens, os conflitos, o ritmo. Não precisamos interferir na realidade construindo esses elementos, tudo já está lá”, disse.

Tosini esclareceu ainda que escrever o roteiro pensando nas imagens é a maior dificuldade. “Sempre que estou escrevendo me pergunto se aquela história ou aquela cena ou diálogo realmente vai funcionar. Muitas vezes achamos um texto muito ‘funcional’ no papel, mas o cinema é outra linguagem, para mim essa passagem é sempre difícil”, relata.

Sobre o curta “Command Action”, contou que o trabalho já foi pensado para participar do Festival de Cannes. “Trabalhei mais sua construção utilizando e valorizando elementos da nossa cultura, como nas gírias e temas dos diálogos ou o estilo dos personagens. Também me preocupei bastante em não fazer uma história tão óbvia. Muito mais do que contar uma história linear, quis capturar uma realidade”, finaliza.

CINEASTA FAZ REGISTRO FOTOGRÁFICO DE SUA VIAGEM A PORTUGAL

João Paulo Miranda Maria fez registro fotográfico da cidade de Vila do Conde, em Portugal. Entre os registros está o topo de um mastro de caravela, do período do descobrimento. “Como se diziam aqui, ‘vai para o caralho!’. Agora entendo o significado”, legendou o cineasta sobre a imagem. Faça um tour por Vila do Conde na ótica do diretor.

Diário Fotográfico

[slideshow_deploy id=’20363′]

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.