Mônica Marina falou sobre a necessidade da hidratação após os exageros no final do ano

Laura Tesseti

As festas de fim de ano acabaram, mas os resquícios de tantos alimentos gordurosos e repletos de calorias ainda estão no organismo. Durante uma visita à Rádio Excelsior/ Jovem Pan, Mônica Marina, nutricionista da Vigilância Sanitária de Rio Claro, falou sobre os exageros e deu dicas para o consumo de alimentos que ajudam na desintoxicação do organismo.

“Depois das festas, de muitos abusos cometidos, com alimentos ricos em gorduras, calorias e açúcares, precisamos retomar uma alimentação mais saudável, que seja mais adequada ao clima tropical do nosso país, pois não estamos acostumados com os alimentos que comemos durante a ceia de Natal por exemplo, como peru, tender, leitoa, não são alimentos do nosso dia a dia.”

Mônica Marina falou sobre a necessidade da hidratação após os exageros no final do ano
Mônica Marina falou sobre a necessidade da hidratação após os exageros no final do ano

Marina citou uma receita prática e falou sobre a necessidade da hidratação. “O importante é investir em alimentos que tenham esse efeito de desintoxicar. O suco de couve é uma excelente opção para eliminar as toxinas do organismo. Ele pode ser feito com limão, laranja, hortelã. Precisamos repor em nosso organismo alimentos ricos em vitaminas e mineiras.”

Outra dica dada pela profissional foi em relação ao consumo de água de coco. “Rica em potássio, a água de coco possui poucas calorias e também pode ser uma excelente opção no suco de couve, com um pouco de hortelã e uma colher de mel. É indicado evitar o açúcar, assim a receita torna-se completamente saudável.”

Além do suco de couve e da hidratação, que Marina diz ser de extrema importância para ajudar o organismo, é indicado evitar frituras e procurar uma alimentação leve, com legumes e frutas, para dar um descanso ao fígado, ao estômago e também ao intestino, que trabalharam muito durante as festas.

VERÃO

A nutricionista também falou sobre os cuidados necessários na hora de comprar alimentos durante a estação mais quente do ano, o verão. “É muito importante essa preocupação com os alimentos durante o verão, eu recomendo sempre que sejam usadas frutas e verduras da estação, que estão mais disponíveis no mercado, além de economizarmos, vamos aproveitar da melhor maneira o que temos nesta época.”

Os cuidados como prazo de validade foram abordados por Marina. “Não devemos consumir alimentos fora do prazo, é um risco muito grande para a saúde”, finalizou.

O áudio da entrevista de Mônica Marina está disponível no player abaixo. Clique para ouvir!

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.