Carine Corrêa

Com a morte de Leonardo Augusto Monteiro, de 27 anos, nessa quarta-feira (10) no bairro Cervezão, Rio Claro quase chega ao marco do ano passado: até o momento, já foram contabilizadas no município 45 mortes violentas, contra 47 do ano passado – esse último dado consta do portal da Secretaria de Segurança Pública (SSP).

O balanço deste ano, realizado pelo Jornal Cidade, diverge das estatísticas da Polícia Civil. Os dados da Delegacia Seccional indicam que neste ano o município contabilizou 38 ocorrências de homicídio, com um total de 40 vítimas.

A divergência está em alguns casos que não foram contabilizados pelo setor de estatísticas da Polícia Civil como homicídios. No final do mês de janeiro, por exemplo, os irmãos Josué de Goes, 23 anos, e Gilson de Goes morreram durante uma intervenção policial no bairro Vila Operária. Outro caso é a vítima Luís Silva Moreira, de 25 anos. Ele teria apanhado de um casal em dezembro de 2013 e faleceu no início de janeiro. Inicialmente, o caso foi registrado como lesão corporal dolosa e, posteriormente, alterado pelos setores policiais como homicídio.

O rapaz de 17 anos, Vinicius Andrey dos Santos, também não consta do balanço da Seccional. Vinicius seria morador do bairro Mãe Preta e o caso teria sido tipificado como homicídio culposo.

Outra novidade no comparativo do balanço do JC com o da Polícia Civil é o caso do cabeleireiro Bruno Lira dos Santos, de 26 anos. Na época do crime, as informações indicavam que o jovem foi morto a tiros durante uma frustrada tentativa de assalto na Rua 1 do Residencial Vila Verde. O levantamento da Delegacia Seccional registrou o crime como latrocínio, elevando então o número de ocorrências deste gênero para dois casos neste ano.

Ainda segundo os dados da Polícia Civil, o corpo carbonizado que foi encontrado no Distrito de Assistência no início do mês de outubro ainda não foi identificado. Na ocasião, o delegado de polícia Carlos Alberto Schio informou que o corpo poderia ser do autor do crime que tirou a vida da grávida Verônica poucos dias antes.

As informações da Delegacia Seccional ainda revelam que outro corpo carbonizado encontrado no município – em uma residência no centro no dia 22/10 – foi identificado como Ricardo Alves da Silva Amado.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.