Carine Corrêa

O governo estadual divulgou recentemente os dados relacionados aos índices criminais dos municípios paulistas. Os números de setembro foram incluídos no portal da Secretaria de Segurança Pública. Em Rio Claro, o número mais expressivo nas porcentagens em alta continua sendo de ocorrências de estupro. Enquanto que no ano de 2014 o total de casos registrados foi 29, até o mês de setembro a cidade já contabiliza nos setores policiais 30 ocorrências.

Nas porcentagens em queda, o número mais expressivo foi o de homicídios. Houve uma redução de 71% nos casos de assassinato, comparando o período de janeiro a setembro deste ano com o mesmo período do ano passado. Em 2014 foram 28 mortes violentas, contraponto com 8 homicídios contabilizados neste ano.

>>> Como funciona a mente de um estuprador?

Também houve redução no número de mortes em acidentes de trânsito no mesmo comparativo. Uma redução de 56%: foram 25 mortes em 2014 contra 11 neste ano. Número de tentativas de homicídio também reduziu-se: na polícia foram 24 registros nos primeiros nove meses do ano passado. Até o mês de setembro deste ano, foram 15 tentativas.

Outros índices como roubos no geral, roubos de veículo, furtos no geral e furtos de veículo também reduziram-se na análise de nove meses. Roubos caíram em 17%, roubos de veículo tiveram queda de 9%, furtos reduziram-se em 10% e, por fim, furtos de veículo apresentaram uma redução no comparativo em 35%.

Índices das cidades paulistas estão disponíveis no site da Secretaria de Segurança Pública
Índices das cidades paulistas estão disponíveis no site da Secretaria de Segurança Pública

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.