Adenilson Feliciano da Silva (Cervezão), Flávio Evaldo Lottério (Ajapi), Marcelo Roberto Scopinho (Batovi), Paulo Henrique Maule (Assistência) e Paulo Sérgio Ceccato (Ferraz)

Vivian Guilherme

As subprefeituras são órgãos ligados diretamente ao gabinete do prefeito, que tem como principal finalidade facilitar o encaminhamento das solicitações e das necessidades dos moradores aos diversos setores da prefeitura. Em Rio Claro existem cinco subprefeituras que são coordenadas por uma diretoria específica.

Nos distritos de Ajapi, Ferraz, Batovi e Assistência, as subprefeituras são necessárias devido à distância que esses bairros ficam da região central da cidade. Com a estrutura montada nesses locais, os moradores têm maior comodidade para levar suas reivindicações junto à administração pública. No Grande Cervezão, da mesma forma, a subprefeitura é essencial devido ao número de bairros que compõem o complexo.

Antes de 1997, os subprefeitos eram indicados pelos prefeitos municipais. A primeira eleição para subprefeitos foi realizada em abril de 1997, conforme Lei nº 5.528/1997, que determinou que as eleições deveriam acontecer a cada dois anos, sempre no mês de janeiro, com voto direto e secreto. Poderiam votar todos os eleitores regularmente inscritos na Zona Eleitoral dos determinados distritos.

As eleições em todos os distritos do município – Ajapi, Assistência, Batovi e Ferraz – se repetiram nos anos de 1999 e 2009. Entretanto, as eleições foram extintas no mandato do prefeito Du Altimari. Com a reforma administrativa da prefeitura foi criado oficialmente o cargo de subprefeito de distrito, que anteriormente era ocupado por assessor de governo. A lei da reforma administrativa determina que o cargo de subprefeito é de livre nomeação do chefe do Executivo.

Adenilson Feliciano da Silva (Cervezão), Flávio Evaldo Lottério (Ajapi), Marcelo Roberto Scopinho (Batovi), Paulo Henrique Maule (Assistência) e Paulo Sérgio Ceccato (Ferraz)
Adenilson Feliciano da Silva (Cervezão), Flávio Evaldo Lottério (Ajapi), Marcelo Roberto Scopinho (Batovi), Paulo Henrique Maule (Assistência) e Paulo Sérgio Ceccato (Ferraz)

Consultada, a atual administração informou que assumiu em janeiro e herdou vários problemas relacionados à falta de manutenção na cidade, inclusive nos distritos: “A prefeitura já iniciou trabalho de recuperação e manutenção da cidade, o qual inclui os distritos, que terão total atenção do governo municipal. Serviços como limpeza de terrenos e canteiros centrais, corte de mato e podas de árvores e tapa-buracos já tiveram avanços que melhoraram as condições dos bairros e distritos”, informou a prefeitura em nota.

MELHORIAS

Questionada, a prefeitura informou algumas melhorias empreendidas nos distritos pela administração neste começo de mandato. Segundo o governo, em Ajapi, já foram realizadas operação tapa-buraco na vicinal e limpeza e corte de mato nas laterais da pista, vistoria no bairro Alan Grey, além de manutenção na estrada rural Ajapi-Leme e na estrada de Mata Negra. Ferraz também recebeu serviço de limpeza, bem como o Cervezão.

“A principal prioridade de Assistência é resolver o problema da falta de água. O Daae fez algumas obras emergenciais para aumentar a pressão e a vazão da água, o que amenizou o problema. Porém, para a solução definitiva do problema é preciso realizar obras nas travessias das rodovias Fausto Santomauro, Washington Luís e na linha férrea da Rumo-ALL, para que o novo reservatório seja colocado em operação”, informou a prefeitura.

Já em Batovi, de acordo com a prefeitura, “está sendo feita a reconstrução da ponte de acesso ao distrito que foi destruída pelas chuvas em janeiro deste ano. A obra está em fase de finalização e em breve a ponte será liberada. A rua de acesso ao distrito também recebeu melhorias, com a colocação de raspa de asfalto para melhorar o tráfego. Para resolver em definitivo a situação da via principal de Batovi é necessário grande investimento, que inclui a implantação de toda a infraestrutura que antecede a nova pavimentação. A prefeitura está buscando parcerias para tornar possível esse e outros investimentos”.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.