Na noite de quarta-feira (25), no plenário da Câmara Municipal de Rio Claro, foram empossados os novos membros dos Conselhos Comunitários de Segurança (Conseg) para a gestão 2017-2019. Foram empossados os membros dos Consegs 24 de Junho, Jardim Floridiana e Cidade Azul.

A cerimônia foi coordenada pelos vereadores Yves Carbinatti, Carol Gomes e Val Demarchi, que destacaram o papel dos Consegs como canais democráticos para discutir a segurança pública com a sociedade.  A Câmara Municipal também foi representada pelos vereadores Geraldo Voluntário e Júlio Lopes. O promotor de Justiça Gilberto Porto Camargo, a juíza Cynthia Andraus Carreta e a  secretária municipal de Assistência Social, Érica Belomi, também participaram.

Também presente ao evento, o vice-prefeito e secretário de Segurança e Mobilidade Urbana, Marco Antonio Bellagamba, ressaltou a importância dos Consegs no município para a aproximação das forças de segurança com a comunidade. “O apoio da população é essencial ao trabalho das polícias Militar e Civil e Guarda Municipal no combate à criminalidade”.

O delegado do 2º Distrito Policial, Mario Franceschini, disse que acompanha reuniões e destacou a ativa participação dos Conselhos de Segurança no debate sobre a Segurança Pública do município. A delegada do 3º DP, Fabiana Borgia Barbosa, reafirmou a disposição da Polícia Civil em dialogar com os Conselhos de Segurança de Rio Claro. Já o 1º Tenente Candido, da PM, reforçou a importância do trabalho dos conselheiros em prol da sociedade.

O vice-presidente do Conseg 24 de Junho, Adriano Marchi, observou que os Consegs dão voz à comunidade. Para o presidente do Conseg Jardim Floridiana, Douglas Gonçalves, o trabalho dos conselhos está sendo desenvolvido para proporcionar soluções efetivas no setor de segurança. Já Iuri David Antonio, presidente do Conseg Cidade Azul, observou que a ação coletiva e os mecanismos de participação da sociedade são essenciais para atingir o bem comum.

A composição do 1º Conseg “24 de Junho” tem Marcos Eduardo Miranda como presidente; Adriano Marchi como vice-presidente; Cláudio dos Santos Silva como 1º secretário; Jair Alves Martins como 2º secretário; e Alaíde Aparecida Vertini Alberti como diretora social e de assuntos comunitários.

O 2º Conseg “Jardim Floridiana” tem Douglas Jorge Gonçalves como presidente; Reinaldo Fonseca como vice-presidente; Ilara Bellan de Oliveira e Silva como 1ª secretária; Adalgisa Andrade como 2ª secretária e João Paulo da Silva como diretor social e de assuntos comunitários.

No 3º Conseg “Cidade Azul” a presidência é de Iuri David Antonio. Marcelo Santana Tomassini é o vice-presidente; Antonio Cesar Spaziante é o 1º secretário; Flávio André Jesus Neves é o 2º secretário e Remi Cesar Bertini é o diretor social e de assuntos comunitários. O Conseg “Cidade Azul” também tem como membros efetivos Eliana Pantoja Balbino, Gabriel Gouvea de Melo e Mário Davi do Amaral Veiga.​

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.