Colocando em prática métodos e ações para que processos sejam realizados de forma que garantam a segurança e a saúde dos colaboradores, o Daae (Departamento Autônomo de Água e Esgoto) de Rio Claro está ministrando treinamento para novos integrantes da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Cipa) da autarquia.

Destaque para a Norma Regulamentadora nº 5 (NR-5), que inclui o assédio como um dos temas abordados.

“A maior importância deste treinamento está na aplicação da lei 14.457, de 2022, que inclui a abordagem do assédio, que tem como objetivo, assegurar e manter o ambiente de trabalho seguro e respeitoso”, comenta Vagner Vertú, chefe de núcleo do Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho (SEESMT) do Daae.

Segundo a nova lei, as empresas terão de adotar medidas para prevenir e combater o assédio sexual e a violência no trabalho. Com isso, a Cipa passará a se chamar Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e de Assédio.

As palestras são ministradas pelos servidores Genésio Silvestre Gomes, técnico em segurança do trabalho; Naiara Bonatte Marques, técnica de enfermagem e Luis Cláudio Chiavaretti, do setor de RH do Daae.

“São servidores capacitados e com grande conhecimento sobre os assuntos abordados, mostrando a realidade do local de trabalho para os membros da nova comissão”, comenta o superintendente do Daae, Sergio Ferreira.

Com carga horária de 20 horas, o treinamento dos “cipeiros” teve início na segunda-feira (21), sendo retomado na quarta-feira (23) e acontece até dia 28 de novembro, no Centro de Treinamento da autarquia.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.

Mais em Dia a Dia:

Programa combate lentidão na abertura de empresas

Jucielen vence bicampeã nos EUA