Imagem ilustrativa.

O sistema de abastecimento de água do município de Santa Gertrudes recebeu um importante reforço neste mês de agosto. Um novo reservatório com capacidade para armazenar 450 mil litros de água entrou em operação, beneficiando diretamente 7,5 mil pessoas. O reservatório Bom Sucesso II, que carrega o nome do bairro onde está localizado, construído na rua Santa Isabel, amplia em 17,3% a oferta de água tratada para o município.

“Essa nova estrutura nos dá mais respaldo para o sistema de distribuição de água da cidade, especialmente durante os períodos de estiagem, como o vivenciado atualmente, e também em períodos de maior consumo de água”, afirma Rogério Lima, gerente de operações da BRK, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto em Santa Gertrudes.

Ele explica ainda, que o novo reservatório também vem acompanhar o crescimento urbano do município “A nova estrutura atende a uma região que tem novos empreendimentos habitacionais em fase de implantação e que precisa desse reforço para que toda a população de Santa Gertrudes continue sempre tendo acesso à água potável”, afirma.

O reservatório Bom Sucesso II começou a ser operado pela BRK em 19 de agosto, após a realização de testes de estanqueidade, que é um processo para checagem da nova estrutura a fim de assegurar que não há vazamentos, além de uma série de análises laboratoriais para a garantia da qualidade da água a ser distribuída à população.

Com a nova estrutura, o bairro Bom Sucesso passa a contar com dois reservatórios, que juntos, somam 1,0 milhão de litros de água para a manutenção do abastecimento naquela região da cidade. Além de ampliar a reserva de água tratada, a nova estrutura também ajuda a reduzir possíveis oscilações, já que está localizada em um dos pontos mais altos do bairro permitindo uma melhor autonomia ao sistema de distribuição de água.

“Ampliar e melhorar os serviços de abastecimento exigem estudos e planejamento. Por isso é tão importante colocar em prática os projetos que vão além do básico. Mais que colocar um outro reservatório em operação, também é importante que ele opere no local adequado e com toda a estrutura necessária para que os benefícios possam ser permanentes à cidade”, conclui o gerente.

Santa Gertrudes conta atualmente com 12 reservatórios de água tratada, que juntos armazenam 3,4 milhões de litros. A capacidade de reserva da cidade foi ampliada em 91% desde que a concessionária assumiu os serviços no município. Em 2010, a cidade tinha a capacidade de reservar 1,8 milhões de litros de água tratada, o que significa que hoje há um acrescimento de 1,6 milhões de litros em reserva no sistema de distribuição de água de Santa Gertrudes.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.