Rio Claro conta com novo programa de saúde bucal para atendimento odontológico de crianças. Trata-se do Criança Sorriso, que foi lançado na quinta-feira (10) pelo prefeito Gustavo. O programa oferece atendimento odontológico para crianças de quatro a seis anos nas escolas públicas municipais de Rio Claro, da Educação Infantil, etapa II.

Os primeiros alunos atendidos foram os da escola municipal Gunar W. Koelle. “O consultório móvel odontológico irá percorrer as unidades de ensino, e lá os alunos serão atendidos”, observa Ronaldo Hilário Júnior, chefe do setor odontológico do município, acrescentando que o programa inclui também palestras de orientação em saúde bucal.

Até agora, o atendimento das crianças era feito com o programa Bebê Sorriso, voltado às crianças de zero a 4 anos de idade atendidas nas escolas da etapa I e de tempo integral da rede municipal de ensino. Numa parceria da Secretaria Municipal da Educação com a Fundação Municipal de Saúde, o atendimento passará a abranger também crianças de 4 a 6 anos.

Além das ações já previstas no programa Bebê Sorriso, o Criança Sorriso conta com o consultório móvel que percorrerá as unidades escolares da cidade. As unidades escolares foram organizadas em grupos e têm como referência um dentista, responsável pelas ações previstas no programa.

Os dois programas contemplam ações preventivas, curativas e de manutenção na área odontológica, além de um trabalho com relação à redução da prevalência da cárie dentária e da obesidade infantil, tendo como parceiro o Núcleo de Planejamento e Nutrição do Departamento de Alimentação Escolar, da Secretaria Municipal da Educação.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.