Acontece na segunda semana de janeiro de 2019 o pregão para contratação, via licitação, da nova empresa que vai operar o sistema de radares e fiscalização nas ruas e avenidas de Rio Claro. De acordo com o titular da Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana, o vice-prefeito Marco Antonio Bellagamba, está previsto um investimento médio de até R$ 5 milhões para o novo contrato, que terá a vigência de um ano.

“Será uma média mensal de R$ 416 mil, sendo certo que implementaremos novos radares com eficiência de 90%, sendo que o contrato antigo referenciava 60%; novos pontos de fiscalização e possibilidade de aliar a fiscalização do sistema Detecta, que será uma muralha eletrônica, dentre outras iniciativas”, explica Bellagamba. A eficiência diz respeito à qualidade das imagens, ou seja, com o antigo contrato, muitas imagens não eram aproveitadas em decorrência do percentual de eficiência, e os infratores deixavam de ser punidos.

Mais radares

A expectativa é dobrar o número de aparelhos de fiscalização no município. Dos atuais 27, saltarão para 48. “Serão 48 pontos para fiscalizar o trânsito com radares fixos e lombadas eletrônicas – esses estarão vinculados ao sistema Detecta – e mais três equipes de radares móveis”, informa o secretário. Segundo a Secretaria da Segurança Pública do Governo do Estado de São Paulo, o Detecta é um serviço de prevenção e investigação criminal que promove a integração de bancos de dados e câmeras para monitorar áreas específicas, veículos e suspeitos para auxiliar as polícias no combate ao crime em todo o território paulista.

“Destaco o fato de que, fazendo uma avaliação de metas na Secretaria em que estou à frente, o único indicador que não conseguimos reduzir refere-se a acidentes de trânsito, motivo pelo qual nos forçamos a avaliar estratégias para conter esses números. O contrato que venceu é de 2013, fato que os referenciais numéricos contidos no mesmo não acompanharam o tamanho da frota do município”, completa Bellagamba.

Acidentes

O secretário de Segurança e Mobilidade Urbana, Marco Antonio Bellagamba, acredita que com o aumento no número de radares e pontos de fiscalização em Rio Claro os resultados serão melhores no trânsito municipal. “Teremos mais pontos que, aliados à melhora da sinalização, prevemos uma redução da acidentalidade e custos com a saúde com internação, etc., oriundos de acidentes de trânsito”, finaliza.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.