Divulgação 

Na tarde desta segunda-feira (30) o prefeito de Rio Claro, João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, e o secretário de Saúde Djair Claudio Francisco, visitaram o Pronto Socorro Municipal Integrado e conferiram o funcionamento do novo aparelho de raios-x da unidade, bem como constataram a aprovação ao novo equipamento.

“É um aparelho de raio-x de ponta, que vai suprir todas as exigências dos serviços de urgência dos pacientes, agora de maneira prática, sem precisarem se deslocarem a outras unidades”, afirmou o ortopedista Cláudio R. D. Carluccio, que também destacou a qualidade de imagem produzia pelo equipamento.

A senhora Michele Santos, que acompanhava o filho Éricles numa avaliação do pé direito recém fraturado, também aprovou a iniciativa da prefeitura em adquirir o aparelho. “O atendimento ficou muito mais ágil”, avaliou.

Em funcionamento desde o mês passado, o novo equipamento conta, entre outras vantagens, com uma digitalizadora de imagens radiográficas, que elimina o uso dos filmes e produtos químicos para revelação. “O novo aparelho tornou ainda mais ágil o atendimento do PSMI, uma vez que o médico tem acesso ao resultado de maneira imediata, sem precisar esperar a revelação da chapa radiográfica. Um ganho considerável de tempo, que em situações de emergência significa salvar vidas”, afirmou o prefeito.
O PSMI atende pacientes encaminhados pela rede de urgência e emergência da Secretaria de Saúde.
O investimento de quase R$ 250 mil no aparelho de raios-x foi feito com recursos disponibilizados ao município após emenda parlamentar do deputado federal Paulo Freire (PR). A verba foi destinada a Rio Claro a partir da articulação do vereador José Pereira dos Santos em conjunto com o pastor Sisaque Valadares.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Djair Francisco, o antigo aparelho de raios-x do PSMI já estava inadequado para uso. “Além de dar maior segurança e agilidade no atendimento de urgência à população, também representa uma economia aos cofres do município, por conta da eliminação dos filmes radiográficos”, afirmou o secretário.
Além de custarem muito caro, os filmes de radiografia também têm a desvantagem de exigirem o uso de produtos químicos, que são tóxicos.

Um novo plano de manutenção preventiva e renovação nos aparelhos de raios-X das duas unidades de pronto atendimento (UPA) também está em elaboração pela Secretaria de Saúde.
Todas essas iniciativas fazem parte do programa Mais Saúde, implantado pela prefeitura para melhorias na rede pública municipal. Fazem parte desse conjunto de ações a retomada das obras de seis unidades de saúde da família que foram abandonadas na administração anterior, a implantação da Farmácia Todo Dia, com atendimento também aos fins de semana e feriados, e o Espaço Mais Saúde, na Avenida Visconde com Avenida 12, que desde o dia 20 de setembro já atendeu mais de mil pacientes que estavam na fila de espera por consultas e exames.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.