Em 2019, os Missionários Claretianos celebram 90 anos de presença na cidade de Rio Claro, história que teve início com a fundação do Seminário Claret, em 1929.

Até 1999, o Seminário recebeu jovens para formação de padres e irmãos religiosos, contemplando, em momentos distintos, todas as etapas de formação, desde a educação básica, até os maiores níveis de formação, como Filosofia e Teologia. Além disso, os Missionários Claretianos se dedicavam à evangelização e ação social junto às diversas comunidades de Rio Claro e região.

Paralelo a isso, em 1971, foi fundada a Sociedade Rioclarense de Ensino que criou a FACCO – Faculdade de Ciências Contábeis, a FATERC – Faculdade de Tecnologia de Rio Claro e o Colégio Integrado Universitário. Essas faculdades formaram a base do que hoje é o Claretiano – Centro Universitário, enquanto que o Colégio Integrado se tornou o Claretiano – Colégio. Em 1990, além das instituições de ensino, a Sociedade fundou a TV Rio Claro, atual TV Claret.

Em 1996, os Missionários assumiram a Sociedade Rioclarense de Ensino, transferindo as atividades da Faculdade para o prédio do Seminário. Em 1997, o Colégio também passou a funcionar integralmente nas dependências do Seminário. No ano 2000, as atividades do Seminário foram deslocadas para Campinas, encerrando a formação na cidade de Rio Claro.

Em 2005, é fundado o Projeto Terra Nova, no bairro Jardim Novo II, e são iniciadas as transmissões da rádio Claretiana FM.

Dez anos depois, em 2015, representando a formação uma nova estrutura, nasceu o Claretiano – Rede de Educação que reúne as unidades educativas do Brasil, com colégios, faculdade, centros universitários e estúdio teológico.

Em 2018, o Claretiano – Faculdade de Rio Claro se tornou Centro Universitário e iniciou uma nova fase de conquistas em Rio Claro. Com essa atualização, a instituição se tornou autônoma na oferta de cursos de graduação e pós-graduação, o que confirma a sua tradição de qualidade na educação.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.