Os adolescentes precisam estar acompanhados de responsável e a orientação é que levem a carteira de vacinação

Saúde

Neste início de ano duas vacinas para adolescentes foram incluídas no calendário da Fundação Municipal de Saúde de Rio Claro. É a vacina contra meningite C, para meninos e meninas de 12 e 13 anos, e a vacina contra o HPV para meninos de 12 e 13 anos.

Além disso, a vacina para meninas contra o HPV, que já vinha sendo aplicada, agora está disponível para faixa etária mais ampla, de nove a 14 anos.

A vacinação é gratuita e a comunidade deve procurar a unidade municipal de saúde mais próxima. Os adolescentes precisam estar acompanhados de responsável e a orientação é que levem a carteira de vacinação.

É importante que os adolescentes tomem a vacina contra a meningite C, pois essa é uma das formas mais perigosas da meningite. Entre 60% e 70% dos casos da doença no Brasil é da meningite C.

Já o HPV é doença que afeta pele e mucosas e é associada a uma série de outros males, como câncer de colo de útero, vulva, garganta, ânus e pênis.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.