As doses de vacinas contra a gripe enviadas para Rio Claro pela Diretoria Regional de Saúde em Piracicaba se esgotaram em algumas Unidades de Saúde. Na próxima quinta (26) uma nova remeça será entregue. A orientação é para que a população entre em contato na UBS antes de ir para verificar a disponibilidade.

Antecipada em 23 dias, teve início nesta segunda-feira (23), a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. Neste primeiro momento, os públicos prioritários são pessoas acima de 60 anos e trabalhadores da saúde. Serão três etapas em datas e para públicos diferentes. Ao todo, cerca de 67 milhões de pessoas devem ser vacinadas.

A dose contra influenza não tem eficácia contra o coronavírus, porém, neste momento, irá auxiliar os profissionais de saúde na exclusão do diagnóstico para coronavírus, já que os sintomas são parecidos. E, ainda, ajuda a reduzir a procura por serviços de saúde.

ATENÇÃO

Algumas informações falsas passaram a circular na internet sobre uma seleção da vacina por ordem alfabética. Em contato, a Vigilância Epidemiológica de Rio Claro informou que o fato não procede. Na oportunidade foi reforçado que a aplicação da dose em domicílio é feita somente para as pessoas que não podem se locomover.

A Vigilância Epidemiológica realizará a vacinação nos acamados da área central mediante agendamento. Nos demais bairros, o agendamento deve ser feito diretamente nas unidades de saúde de referência. A vacina está sendo aplicada em todas as unidades (UBS e USF), exceto UBS Vila Cristina, USF Brasília e USF Santa Elisa.