Promessa de vida mais saudável exige autoconhecimento e foco para ser mantida a longo prazo. Auxílio profissional é essencial

Com a chegada de um novo ano, sempre vêm aquelas promessas de uma “vida nova”, com mudanças de hábitos, alimentação melhor, mais exercícios físicos, enfim, uma vida mais saudável. Muitas vezes, no entanto, essas promessas acabam não sendo cumpridas a longo prazo ou até mesmo sendo realizadas de maneira correta.

Uma das questões principais para uma vida mais saudável é a mudança nos hábitos alimentares.

“O importante é seguir uma alimentação saudável para o resto da vida e não somente nos primeiros dias do ano, quando as promessas de vida ‘fitness’ são feitas. Ingerir maior quantidade de água, aumentar o consumo de alimentos in natura – como frutas e legumes – , evitar industrializados, fazer refeições sem distrações e procurar ler e entender os rótulos são algumas das dicas para as pessoas começarem uma alimentação com foco na qualidade de vida melhor. As pessoas devem se conscientizar de que alimentação saudável, além de eliminar quilinhos extras, previne doenças, aumentando a imunidade e a longevidade”, comenta a nutricionista Bárbara Chagas, que completa dizendo que “para uma melhor aderência à educação alimentar, o ideal é procurar um profissional nutricionista para elaboração de cardápio individual, de acordo com as necessidades da pessoa”.

Assim como a alimentação, a parte física é muito importante para a adoção de hábitos mais saudáveis.

O profissional de Educação Física Caio Bellucio, personal trainer na Clínica Movae, acredita que uma das principais coisas a se fazer neste momento de mudança é encontrar prazer: “O primeiro passo é encontrar uma atividade física de que você goste. Muitas pessoas querem mudar os hábitos e fazer musculação, crossfit, lutas, dança… Mas o importante mesmo é gostar e ter prazer com o que nos comprometemos a fazer, pois o comprometimento traz aderência, a aderência gera constância e esta muda e cria hábitos e acarretam em um novo estilo de vida”.

Para Caio, outro fator importante é entender os seus limites e ter ajuda de profissionais para entender o processo: “A importância e maneira para entender tudo isso é parte do processo de transformação o qual a pessoa deseja. É preciso que haja interesse pelo processo, querer saber como ser melhor, o que fazer, com quem buscar informações, comparar opiniões e por aí vai. Você fecha o olho e escolhe o primeiro médico disponível na lista do seu plano? Não, cada um tem uma especialidade, característica e atendimento que coincide com a sua preferência. A escolha por exercício físico adequado e profissional de educação física também deve ser assim, e não a primeira coisa que você encontrar para fazer. Além do autoconhecimento para identificar a atividade de sua preferência, é importantíssimo que um profissional de educação física avalie, oriente e corrija as etapas. Porém não podemos esquecer que a mudança para uma vida mais saudável passa por várias transformações: dormir melhor, educação alimentar e inteligência emocional. Assim como escola, trabalho e reuniões são compromissos em nossas rotinas, as atividades físicas também são. Não é uma questão de estética apenas, mas principalmente de saúde. A prática regular traz aumento da expectativa de vida, diminui estresse e previne doenças. Para quem quer começar, esteja aberto ao novo estilo de vida, aos novos movimentos, percepções, rotina, alimentação, opiniões sobre tudo isso e procure os profissionais (personal trainer, instrutor, professor, nutricionista…) competentes para que o caminho se dê da maneira mais eficiente e proveitosa. Aos que querem intensificar, os mesmos profissionais são indispensáveis! Podemos ir longe sozinhos, mas quando temos ajuda e trabalhamos em conjunto… Sai da frente (risos)”.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.

Mais em Esportes:

Velo Clube ganha do São José e avança para a semifinal

Alpinista rio-clarense vai ao Everest