Uma nova variante do coronavírus foi descoberta no interior do Estado de São Paulo por um pesquisador da Universidade Estadual Paulista. Batizada de P.4, ela é uma “parente” da P1 – variante identificada primeiramente em Manaus.

A origem da P.4 ainda é desconhecida. Mas há registros do vírus em Mococa e em Porto Ferreira, duas cidades do leste do Estado de São Paulo. Os potenciais de contágio e mortalidade dessa nova variante ainda são desconhecidos.

João Pessoa Araújo Júnior, pesquisadore vice-presidente da Sociedade Brasileira de Virologia, afirmou que a P.4 apresenta uma mutação similar à variante indiana do coronavírus. A mutação na proteína L452R foi identificada ainda no início do mês de maio, mas não era possível saber se era uma nova variante ou uma já existente.

A alteração na L452R também está presente em duas variantes da Califórnia. Uma das suspeitas é que a mutação facilite a resistência do vírus aos anticorpos.

De acordo com o pesquisador,  a iniciativa de dados abertos sobre pandemia e epidemias admitiu as amostras brasileiras como uma nova linhagem do coronavírus. Com isso, novas pesquisas devem ser realizadas para determinar como a P.4 se comporta e se ela representa um novo risco para a pandemia no Brasil.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.