A enfermeira Maria Clelia Bauer é a nova secretária municipal de Saúde de Rio Claro. A pasta vinha sendo ocupada interinamente pelo médico José Badra Neto desde o dia 8 de março em substituição ao advogado Djair Cláudio Francisco.

“Conhecemos a experiência profissional e o potencial de trabalho de Maria Clelia e temos certeza de que dará grande colaboração para a saúde pública de Rio Claro”, afirmou o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, que no início da noite de segunda-feira (25) se reuniu com a nova secretária e médicos que irão compor o Conselho Médico da Fundação Municipal de Saúde. O conselho está sendo criado para dar suporte ao trabalho de gestão da saúde no município é será integrado por seis profissionais médicos que coordenam serviços ambulatoriais e de urgência e emergência na rede municipal de saúde.

“O Conselho Médico é um reforço importante. Pretendemos realizar reuniões periódicas para avaliações e tomada de decisões”, comentou Maria Clelia Bauer. Sobre gestão pública, a nova secretária afirma que “gestor tem que estar aberto ao diálogo”.

Diretor do Pronto-Socorro da Avenida 15, o médico José Badra Neto será um dos integrantes do Conselho Médico e se mostra otimista. “O grupo está coeso e vai dar apoio à nova secretária para que Rio Claro consiga novos avanços na saúde pública”, afirmou.

O vereador André Godoy, presidente da Câmara Municipal, disse ter recebido de maneira muito positiva a nomeação de Maria Clelia para comandar a pasta “mais importante e complexa da gestão municipal”. “Nossa expectativa é de que as pessoas sejam atendidas de maneira digna e acolhedora, e que a secretária ouça os vereadores, pois recebem demandas diárias da população. Maria Clelia pode contar com a Câmara Municipal neste trabalho”, afirmou.

Aos 58 anos, Maria Clelia Bauer tem ampla experiência em saúde pública e em gestão pública. Diplomada em 1985 pela terceira turma da Faculdade de Enfermagem de Araras, de 2012 a 2018 foi diretora da Regional de Saúde de Piracicaba, que abrange 26 municípios e 1,5 milhão de habitantes. Durante 12 anos foi assessora da Secretaria Estadual da Saúde, em São Paulo. Antes de sua atuação no setor administrativo, trabalhou como enfermeira em hospitais de Rio Claro e São Paulo. Foi professora em curso técnico e em inúmeros cursos de especialização, além de ministrar aulas na USP, Unicamp e Unesp.

Aposentada no ano passado, Maria Clelia tem especialização em saúde pública, direito sanitário, vigilância sanitária em serviço de saúde, administração hospitalar e em gestão pública, entre outras.

Paulista de Promissão, mora em Rio Claro desde os seis anos de idade.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.