Cadeiras foram danificadas por vândalos no feriado de Tiradentes, na terça-feira (22)

Da Redação

Cadeiras foram danificadas por vândalos no feriado de Tiradentes, na terça-feira (22)
Cadeiras foram danificadas por vândalos no feriado de Tiradentes, na terça-feira (22)

Nessa terça-feira (21), outra sala da Escola Estadual Nelson Stroilli foi incendiada por vândalos. No último dia 4, um grupo de pessoas desconhecido ateou fogo em três salas da mesma unidade de ensino. A escola fica localizada na Rua M-22, no Jardim Ipanema, e atende aproximadamente 750 alunos.

A Secretaria Estadual de Educação foi procurada novamente com o registro desse segundo ato de vandalismo e encaminhou nota informando que a Diretoria Regional de Ensino de Limeira lamenta essa nova ocorrência. “A direção escolar ao chegar na unidade nessa quarta-feira (22) deparou-se com o ocorrido, registrou um boletim de ocorrência e imediatamente providenciou a limpeza do local”, disse em nota.

A administração regional enviou um técnico até a unidade para verificar os danos causados em uma sala de aula e realizar os reparos necessários. “Vale ressaltar que os alunos foram remanejados para outra classe e as aulas ocorreram normalmente. Por fim, a partir da próxima semana a escola começa a participar do programa Escola da Família, abertas os fins de semana e se transformam em um espaço de interação, lazer e também de oportunidade de empreendedorismo para a comunidade”, acrescentou.

No primeiro caso, um aluno fez contato com a redação do JC e relatou via WhatsApp a cena de destruição que ainda podia ser vista na escola. “Chegamos para estudar e nos deparamos com a escola parcialmente destruída pelo vandalismo. Livros rasgados, lâmpadas quebradas e duas salas incendiadas. Como o incêndio foi recente, ainda estávamos inalando o cheiro da fumaça. Há outros problemas na unidade, como falta de professores, carteiras velhas espalhadas sobre a escola, mato alto e telhas quebradas. Essa não foi a primeira vez que vândalos invadiram a unidade”, contou na época. Naquela data, o Corpo de Bombeiros foi acionado e controlou as chamas.

Na primeira ocorrência, o vereador Juninho da Padaria esteve na unidade e havia informado que mais de 1.500 livros que não foram entregues aos alunos, foram destruídos pelo fogo. “Pelo menos 115 crianças tiveram o dia letivo afetado. Um professor precisou dar aula no refeitório”, detalhou. Na oportunidade, o vereador pediu o apoio ao deputado estadual Aldo Demarchi.

No último dia 14, técnicos da Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE) estiveram em Rio Claro para vistoriar a Escola Nelson Stroilli, em virtude do incêndio criminoso do início do mês. Eles ainda visitaram as escolas Prof. Délcio Báccaro, Prof. João Batista Leme e Prof. José Cardoso, que também necessitam de obras para melhoria e reformas das instalações.

A presença dos representantes da FDE na cidade foi determinada pelo secretário estadual da Educação, Herman Voorwald, conforme compromisso assumido, no dia 8 de março com o deputado Aldo Demarchi e o vereador Juninho da Padaria. Na ocasião, Voorwald afirmou que tão logo a Diretoria Regional de Ensino de Limeira encaminhasse à secretaria um relatório detalhado dos estragos, ele agilizaria a reforma das instalações danificadas na escola Nelson Stroili. Embora considere prioritária a situação da unidade de ensino que teve três salas incendiadas, o parlamentar também defende a agilização no atendimento às demandas das outras escolas.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.