A nova formação do governo do prefeito Gustavo Perissinotto (PSD), além de dar continuidade ao projeto de trabalho que já vinha sendo aplicado desde o início da gestão, também passa politicamente por apoio ao chefe do Executivo nas eleições de 2024, quando naturalmente será candidato à reeleição.

Com boa parte da sua base já dentro da Câmara Municipal, a Reforma Administrativa aconteceu para que a Prefeitura tenha, na justificativa do governo, condições de prestação de serviço com uma equipe maior, uma vez que muitos departamentos estavam “travados”, já que não havia funcionários suficientes para a demanda. São novas secretarias, seus titulares e adjuntos, diretores e demais servidores que estão chegando agora para compor a gestão.

No alto escalão, nomes foram convidados pela gestão e alguns indicados também pelas siglas que estão formalizando esse apoio atual e futuro ao prefeito. A fatia foi dividida entre todos que foram chamados para conversar. Desde o início da gestão que o gestor tem o próprio PSD, além do Cidadania, PSL e PL na base.

O Partido Liberal (PL), porém, andou afastado ultimamente. Única apoiadora financeira oficial da campanha de 2020, a sigla tem o vereador Luciano Bonsucesso na Casa de Leis. A tendência é não manter apoio, partidariamente. O vereador, no entanto, segue apoiando.

Tuzinho Fernandes, presidente do Republicanos – que tem Irander Augusto na bancada da Câmara – não foi chamado. Sabe-se que alguns resquícios do passado impossibilitam o diálogo. O vereador, porém, já firmou apoio ao prefeito, incluindo para o próximo pleito. O PP (Partido Progressistas) está formalizando esse apoio, já que os três vereadores Julio, La Torre e Moisés também se alinharam ao prefeito.

Rafael Andreeta, hoje sem partido, deve acompanhar o grupo que integrava o PTB e também deixou a sigla e apoiar o prefeito em seu projeto. Os nomes do sindicalista Tu Reginato e do advogado Alcir Russo surgem como opções para o secretariado. Vale lembrar que Andreeta fez grande defesa à Reforma e ao empréstimo, projetos do prefeito Gustavo, mesmo sem ser da base.

O Podemos, estreante na Câmara com o vereador Alessandro Almeida, é outro que apoiará o prefeito em 2024, seguindo tendência desde o início da gestão de votações favoráveis às proposituras do governo. O presidente Emílio Cerri pode vir a assumir como secretário-adjunto na Secretaria de Agricultura. No Governo Juninho, foi titular da pasta. As maiores dúvidas, nos bastidores, é o futuro junto ao PSDB e DEM partidariamente, já que os vereadores já estão, cada qual numa intensidade, apoiando o prefeito na Câmara.

O MDB foi chamado para diálogo mas seguirá independente. Seus vereadores continuam no apoio ao atual mandato, assim como vêm fazendo desde o início da gestão. “2024 está longe, vamos passar pela eleição de 2022 ainda. Vamos ver o caminho que vamos seguir e em 2024 será uma nova conversa”, disse o presidente do MDB, João Vieira.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.