Impressão da parcela pode ser solicitada no Atende Fácil, que fica na Avenida 2, Centro

Da Redação

Impressão da parcela pode ser solicitada no Atende Fácil, que fica na Avenida 2, Centro
Impressão da parcela pode ser solicitada no Atende Fácil, que fica na Avenida 2, Centro

O prazo de vencimento da primeira parcela ou cota única do IPTU 2015 (Imposto Predial e Territorial Urbano) havia sido alterado de 27 de fevereiro para 10 de março, porém foi adiado para o próximo dia 20 de março. A prefeitura tomou a decisão para que haja tempo hábil para todos receberem os boletos, que estão em fase final de distribuição. A estimativa é de que até agora cerca de 80% dos carnês foram entregues.

No entanto, contribuintes criticam o atraso na entrega dos carnês do imposto e a consequente alteração das datas, uma vez que a mudança afeta o pagamento do boleto nas lotéricas, caixas eletrônicos e agências bancárias, dificultando o processo. Segundo reclamações, mesmo no prazo, bancos têm se negado a receber o pagamento do tributo, informando que apenas o Banco do Brasil está autorizado a fazê-lo. Com isso, contribuintes têm sido mal orientados e enfrentado filas desnecessárias. “Os responsáveis demoram para decidir o que será feito e depois saem correndo entregando os carnês. Impõem a data de pagamento de uma hora para outra e o povo tem que se virar como pode”, comenta o munícipe Luiz Alberto Gotardi.

A Secretaria Municipal de Economia e Finanças informa que “desde que o boleto de IPTU esteja indicando o dia 20 de março como data de vencimento, pode ser pago em qualquer agência bancária”. Desta forma, quem quiser fazer o pagamento à vista ou da primeira parcela do IPTU em outro banco além do Banco do Brasil, ou em casas lotéricas, deve imprimir a parcela única ou a primeira parcela a partir do site da prefeitura, no endereço eletrônico www.rioclaro.sp.gov.br.

Mais uma alternativa para os contribuintes que quiserem fazer o pagamento em outras entidades financeiras diferentes do Banco do Brasil é solicitar gratuitamente a impressão da parcela única ou da primeira parcela no Atende Fácil, na Avenida 2 entre as ruas 2 e 3, no Centro. Nesse caso, é preciso levar a referência cadastral ou um carnê anterior do imóvel.

Já os pagamentos à vista ou da primeira parcela feitos com os boletos entregues nas residências só podem ser realizados no Banco do Brasil. A partir da segunda parcela, os pagamentos feitos em dia podem ser pagos na rede bancária ou casas lotéricas com o próprio boleto recebido em casa.

Desconto

A prefeitura de Rio Claro dá desconto de 10% para quem optar por fazer o pagamento do IPTU em parcela única até o dia 20 de março. No caso do pagamento parcelado, o contribuinte rio-clarense tem 3% de desconto em cada parcela paga em dia. A primeira parcela, também, vence no dia 20 de março.

Reajuste

Como acontece todo ano, o valor do IPTU tem atualização monetária que, para 2015, corresponde à inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), do IBGE, no período de outubro de 2013 a setembro de 2014. Essa atualização é de 6,74%.

Aposentados

Com relação à isenção dos aposentados e pensionistas, a solicitação deve ser feita no Atende Fácil após o recebimento do carnê. De posse do documento, os beneficiários devem comparecer ao Atende Fácil – Avenida 2, entre ruas 2 e 3, Centro, com os demais documentos necessários para o pedido. A renovação da isenção é anual, portanto, mesmo quem conseguiu o benefício em anos anteriores deve fazer o pedido.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.