A Paróquia Nossa Senhora da Saúde celebrou nesta sexta-feira, (13) o dia da padroeira Santa Luzia. A capela de Santa Luzia recebeu os fiéis devotos em vários horários durante o dia para a solenidade da bênção dos olhos. Também foi entregue o tradicional bolo abençoado de Santa Luzia. Segundo Luiza Sanfelice, coordenadora responsável, foram feitos 557 kg de bolo recheado com doce de leite e ameixa que já estavam previamente encomendados.

“A tradição acontece há mais de 40 anos e tudo que fazemos é para mantermos a nossa união em prol de uma causa justa. Religiosidade, propósito e fé são os nossos valores, a nossa causa, diz Moacir Salvador Ferreira, voluntário há muitos anos na capela

A procissão seguida de missa também acontecerá nesta sexta (13) na capela localizada na Bela Vista e os fiéis poderão após a missa  prestigiar a tradicional quermesse, com barracas típicas e bebidas, no espaço livre da Capela de Santa Luzia. Para quem ainda não prestigiou a quermesse é uma excelente sugestão para passear com a família e amigos, e sábado, (14), será o ultimo dia. A quermesse começa logo após o termino da missa das 18h30.

A capela de Santa Luzia fica nas avenidas 22-A e 24-A, entre as ruas 12-B e 13-B, no bairro Bela Vista

Sobre a Santa

Sua festa é celebrada em 13 de dezembro, dias antes do Natal, para indicar ao cristão a necessidade de preparação espiritual e sua iluminação para a importante data que se aproxima. Diz a antiga tradição oral que essa proteção, pedida a santa Luzia, se deve ao fato de que ela teria arrancado os próprios olhos, entregando-os ao carrasco, preferindo isso a renegar a fé em Cristo. A arte perpetuou seu ato extremo de fidelidade cristã através da pintura e da literatura. Foi enaltecida pelo magnífico escritor Dante Alighieri, na obra “A Divina Comédia”, que atribuiu a santa Luzia a função da graça iluminadora. Assim, essa tradição se espalhou através dos séculos, ganhando o mundo inteiro, permanecendo até hoje.

É considerada a padroeira dos oftalmologistas e daqueles que têm problemas de visão.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.

Mais em Dia a Dia: