O Dia da Confraternização Universal altera o funcionamento dos serviços públicos municipais de Rio Claro nesta semana e na próxima. A coleta de lixo domiciliar não será realizada no primeiro dia de 2018. Já a unidade do Cervezão da Farmácia Todo Dia ficará aberta na segunda-feira, primeiro de janeiro. Paço municipal, Núcleo Administrativo Municipal e outras repartições públicas têm expediente até o meio dia de sexta-feira (29) e retomam as atividades na terça-feira (2) a partir das 13 horas.

Coleta de lixo

A coleta de lixo domiciliar será normal na sexta-feira (29), sábado e terça-feira. Os moradores dos bairros onde há coleta de lixo domiciliar nesses dias podem colocar o material para ser recolhido como de costume. Na segunda-feira de ano novo não haverá coleta de lixo domiciliar em Rio Claro.

Ecopontos

Os ecopontos de Rio Claro ficam abertos em horário normal na sexta-feira-feira (29), sábado e terça-feira (2), das 8 às 20 horas. Aos domingos e, excepcionalmente, nessa segunda-feira de ano novo, os ecopontos não abrem.

Os ecopontos estão localizados no Cervezão (Rua 6A, Avenida M21), Jardim São Paulo (Rua 1A), São Miguel (anel viário, perto da Avenida 62A), Inocoop/Guanabara (Avenida Tancredo Neves com a rodovia Fausto Santomauro), Jardim Figueira (Avenida 54 em frente à Rua 27) e Jardim das Palmeiras (Avenida 3JP, ao lado da Estação de Tratamento de Esgoto). Os ecopontos não recebem lixo orgânico, para o qual existe a coleta domiciliar.

Coleta Seletiva

A coleta seletiva será normal em Rio Claro na sexta-feira (29), sábado e terça-feira. No feriado de ano novo, segunda-feira, não haverá coleta seletiva no município.  Aos domingos o serviço não é realizado.

Para saber o dia da coleta seletiva em cada bairro basta acessar o site da prefeitura no endereço www.rioclaro.sp.gov.br.

A prefeitura reforça a orientação para que a comunidade não coloque material reciclável na calçada nos dias em que não há serviço de coleta seletiva.

Cata-bagulho

O serviço de cata bagulho será normal na sexta-feira (29) e terça-feira (2) em Rio Claro. No feriado de segunda-feira (1) não haverá serviço cata-bagulho no município. Aos sábados e domingos o cata-bagulho não é realizado. O calendário completo pode ser consultado no site da prefeitura de Rio Claro,www.rioclaro.sp.gov.br.

Plantões da Saúde

Quem precisar de cuidados médicos em Rio Claro da tarde de sexta-feira (29) até a manhã de terça-feira (2) tem como opções os plantões 24 horas da Fundação Municipal de Saúde. Um funciona na Unidade de Pronto Atendimento do Cervezão (Rua M-9, 66, telefone 3533-7272) e o outro está na Unidade de Pronto Atendimento do Bairro do Estádio (Avenida 29, entre ruas 12 e 13, telefone 3522-1818). Emergências psiquiátricas são atendidas 24 horas no Centro de Atendimento Psicossocial (Caps III), localizado na Rua M-9, nº 50 (vizinho à UPA do Cervezão), telefones 3525-4940 e 3525-4941.

Samu

O Samu atende emergências 24 horas durante todo o feriado prolongado, pela linha 192.

Farmácia Todo Dia

As unidades do programa Farmácia Todo Dia no Bairro do Estádio (Avenida 29, 1.311, anexa à Unidade Básica de Saúde) e Cervezão (na Rua M-9, número 50, vizinha à UPA do Cervezão) atendem normalmente na sexta-feira (29), sábado e domingo, das 8 às 17 horas. Na segunda-feira de ano novo a unidade do Cervezão também abre das 8 às 17 horas. A unidade do Bairro do Estádio não terá atendimento no dia primeiro de janeiro. Os medicamentos distribuídos gratuitamente na Farmácia Todo Dia são destinados exclusivamente aos pacientes que apresentarem receita prescrita por médico na rede pública municipal.

Feira Corujão

A Feira Corujão, realizada duas vezes por semana na Central do Agronegócio, antigo Espaço Livre da Vila Martins, terá edição normal na sexta-feira (29). Excepcionalmente, na terça-feira (2) não será realizada a Feira do Produtor Rural. A feira é referência para consumidores que procuram produtos de qualidade, agroecológicos, com preços acessíveis, e pode ser visitada às terças e sextas-feiras das 17h30 às 20h30.

Os produtores comercializam frutas, verduras, legumes e ovos, além de  de café, colhido, selecionado, torrado e moído pelo próprio produtor, bem como mel puro, cachaças, licores artesanais e vários outros itens.

Daae

Devido ao feriado prolongado o atendimento presencial no Daae será realizado até a sexta-feira (29) ao meio dia, e será retomado na terça-feira (2) a partir das 13 horas. Na tarde de sexta-feira, sábado, domingo, segunda-feira e manhã de terça-feira haverá atendimento telefônico das 7 às 19 horas pela linha 0800 505-5200.

Bibliotecas

O Gabinete de Leitura (Avenida 4 entre as ruas 6 e 5, Centro, 3532-4077), a biblioteca do Centro Cultural Roberto Palmari (Rua 2, 2880, Vila Operária, no Lago Azul, 3522-8002), a biblioteca do Cervezão (na Rua M-15, 411, 3532-1947) e a biblioteca do CEU Mãe Preta (Avenida 1 MP, sem número) ficam fechadas na sexta-feira (29) a partir do meio dia. Aos sábados a biblioteca do CEU não abre e nesse sábado (30), excepcionalmente, as demais bibliotecas municipais também não terão atendimento. No domingo e na segunda-feira de Ano Novo não há expediente. Na terça-feira (2) as quatro bibliotecas atendem a partir das 13 horas.

Segurança

Dois serviços ininterruptos do município serão mantidos na área de segurança nesse feriado prolongado. A Guarda Civil Municipal pode ser acionada 24 horas pela linha 0800 771-1532 ou 153. Já a Defesa Civil de Rio Claro atende, também 24 horas, pela linha 199.

Lago Azul

O Lago Azul de Rio Claro ficará aberto normalmente no feriado prolongado e fim de semana. Referência em lazer saudável e gratuito, o Lago Azul abre de segunda a segunda, inclusive sábados, domingos e feriados, sempre das 7 às 19 horas.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.