No calor, sobe para 5% o volume de água captada de rios na região

113

Carine Corrêa

Empresário que trabalha com venda de água revela que a procura por galões é alta no verão
Empresário que trabalha com venda de água revela que a procura por galões é alta no verão

Haja água para tanto calor. Com os dias quentes, é esperado um aumento no consumo de água. Em Rio Claro, a situação não é diferente. Para atender a essa demanda do consumo, o Departamento Autônomo de Água e Esgoto (Daae) informou que registrou nos dias mais quentes um aumento de cerca de 5% no volume de água captada, tanto no Ribeirão Claro quanto no Rio Corumbataí para abastecimento do município. O consumo de água estimado por rio-clarense é de 6 a 7 m³/mês. O volume de água produzida é de 1.566.000 metros cúbicos mensais ou 52.000 metros cúbicos por dia.

Nessa terça-feira (2), as medições da estação meteorológica do Centro de Análise e Planejamento Ambiental (Ceapla) previam a máxima de 31ºC durante o dia. A temperatura é inferior à registrada na segunda-feira (1º), que foi de 35ºC. “Embora tenha sido alta, não quebrou o recorde da cidade, que foi na primavera de 2014, quando registramos em Rio Claro 39,6ºC”, detalha Vânia Bordotti, analista ambiental do Ceapla. A umidade relativa do ar nessa terça chegou aos 84% e a mínima em 18,5ºC. Para os próximos dias, as temperaturas ainda devem ser altas.

Vendas

Há quem comemore o aumento no consumo de água durante o período do verão. Proprietário de uma loja de produtos naturais que também trabalha na venda de galões de água, Sérgio Luiz Zanão detalha que nesta época do ano as vendas aumentam em torno de 40% a 50%. “Trabalho há 13 anos na venda de água e neste período o consumo aumenta. Fornecemos os galões para entidades e unidades de saúde, e a procura é bem maior no calor”, especifica Zanão. O empresário ainda explica que o rigor de análise nas águas comercializadas acaba atraindo mais o consumidor. “O processo de análise da água é feito na própria fonte. Há uma rigorosa fiscalização para garantir a excelência na qualidade da água”, ressalta o comerciante que trabalha com três tipos diferentes de água: alcalina, neutra e ácida.

Chuvas

Durante a estação, são comuns pancadas de chuva ao final da tarde. Nessa terça-feira a previsão do Ceapla indicava uma probabilidade de 80% na ocorrência de precipitação. Para esta quarta-feira (3), também há previsão de pancadas de chuva.

Qual sua opinião? Deixe um comentário: