A situação do asfalto em Rio Claro tem sido alvo de muitas reclamações por parte da população.

Nos últimos meses, o JC recebeu inúmeras queixas sobre o asfalto e denúncias de enormes buracos espalhados pela cidade.

Nos relatos, muita gente conta que já acabou tendo problemas no carro devido às condições do asfalto, motociclistas contam ter caído de suas motos por terem que ficar desviando dos buracos, além de muitas outras situações relatadas.

A Hyasmin Ione, moradora do Jardim Ipanema, na região do Cervezão, é um exemplo de quem sofre com a questão da pavimentação: “Moro na Avenida M-31 e a situação está horrível. Já mandamos mensagem, ligamos na prefeitura, enviamos foto para vários vereadores e até agora ninguém fez nada. Nosso carro já quebrou a suspensão, entortou a roda e nada”.

O problema, no entanto, não é exclusividade da região do Cervezão.

As reclamações vêm de diversos bairros e regiões da cidade. Mãe preta, Jardim das Palmeiras, Paineiras, Jardim Ipanema, Cidade Jardim, Vila Nova, Jardim Village e até mesmo o Centro. Estes são apenas alguns dos bairros de onde vêm as queixas.

Um outro exemplo da insatisfação dos populares é um trecho do Distrito de Ajapi, onde nem existe asfalto, mas mesmo assim os buracos incomodam.

“Aqui na Avenida 2, em Ajapi, a situação se encontra com buraco na frente da casa das pessoas e sem manutenção há meses. O asfalto está para chegar, mas enquanto não chega, por que não mandam uma máquina para vir aqui dar uma manutenção para o pessoal poder andar, ter uma dignidade para passar?”, questiona Valdirene de Andrade, moradora do distrito.

Diante da indignação, surgem as cobranças para que o poder público tome providências.

Nas últimas semanas, a prefeitura iniciou o recapeamento de trechos em alguns bairros da cidade, porém mesmo assim as reclamações continuam.

No bairro Mãe Preta, por exemplo, uma moradora relata que os finais das ruas foram recapeados, além das vielas, mas que trechos como o da Rua 16 foram deixados para trás e o problema persistiu.

Procurada pela reportagem do JC para falar sobre a questão do asfalto, a prefeitura se pronunciou dizendo que as chuvas do início de ano agravaram o problema, mas que as ações para que a solução seja rápida e eficaz estão sendo tomadas.

“Estamos passando por um período bastante desafiador. Passamos por cinco ou seis tormentas que não havíamos passado nos últimos tempos. Rio Claro também sofreu com isso e tornou o desafio ainda maior com relação ao pavimento asfáltico. Além disso, temos em nossas ruas um asfalto muito antigo. Este é um problema de anos e a gente começou um trabalho agora, que deve se estender até o final de meu mandato, para recapear praticamente todas as ruas da cidade de Rio Claro”, declarou o prefeito Gustavo Perissinotto.

Além de falar sobre a recuperação de trechos danificados, Gustavo falou em asfaltar novos pontos de Rio Claro: “Queremos avançar no asfalto, fazer o asfaltamento em bairros que, historicamente, há décadas, nunca tiveram asfalto em Rio Claro”.

Agora, a população aguarda para saber se as ações que estão sendo tomadas e prometidas pelo governo trarão uma solução para este problema que tanto incomoda.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.