O município de Rio Claro recebeu nesta semana o projeto Energia Mais Eficiente, uma iniciativa da Neoenergia Elektro que realiza ações de eficiência energética nas comunidades de baixo poder aquisitivo da área de atendimento da distribuidora.

Uma unidade móvel irá percorrer vários bairros de Rio Claro até 10 de dezembro. O caminhão do projeto permanecerá dois dias em cada bairro, sempre estacionado nas proximidades dos centros de referência de assistência social (Cras), numa parceria com as secretarias municipais do Desenvolvimento Social e Governo e Fundo Social de Solidariedade.

A ação é voltada aos clientes residenciais que podem trocar até cinco lâmpadas incandescentes ou fluorescentes por lâmpadas de LED, 40% mais econômicas. A expectativa, de acordo com a Elektro, é beneficiar 1.000 famílias com a entrega de 5.000 lâmpadas. Para receber o kit de novas lâmpadas, os clientes residenciais, ou rurais-residenciais, devem estar cadastrados na TSEE (Tarifa Social de Energia Elétrica) ou morar em comunidades de baixo poder aquisitivo, não possuir débitos com a concessionária, levar a conta de energia junto com a documentação de identificação do titular e até cinco lâmpadas incandescentes ou fluorescentes usadas (potência igual ou superior a 15W).

A unidade móvel da Neoenergia Elektro já percorreu 133 municípios entre os meses de janeiro a outubro de 2021.  Mais de 129.000 lâmpadas foram doadas a 26.000 famílias. O projeto contemplou na região os municípios de Limeira, Araras, Cordeirópolis, Ipeúna, Itirapina, Pirassununga, Corumbataí, Santa Gertrudes, Iracemápolis e, agora, Rio Claro.

Ao comparecer aos locais de troca das lâmpadas, as pessoas deverão usar máscaras de proteção e manter o distanciamento de dois metros das demais pessoas, como forma de se prevenir do coronavírus.

Locais de troca das lâmpadas, das 8h30 às 17h

Dia 5 de novembro

Local: Cras Bonsucesso

Dias 8 a 12 de novembro

Local: Cras Terra Nova

Dias 16 a 19 de novembro

Local: Cras Brasília

Dias 22 a 26 de novembro

Local: Cras Panorama

De 29 de novembro a 3 de dezembro

Local: Cras Independência

Dias 6 a 10 de dezembro

Local: Cras Mãe Preta

Energia Mais Eficiente

Os recursos utilizados no projeto fazem parte do Programa de Eficiência Energética da Neoenergia Elektro, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). A ação é voltada aos clientes residenciais que podem trocar até cinco lâmpadas incandescentes ou fluorescentes por lâmpadas de LED.

Sobre a Neoenergia Elektro

Reconhecida por 10 vezes como a melhor distribuidora de energia elétrica do Brasil, a Neoenergia Elektro tem atuação em 228 municípios, sendo 223 no Estado de São Paulo e cinco no Mato Grosso do Sul. Em uma área de concessão de 121 mil quilômetros quadrados, a concessionária atende 2,7 milhões de clientes (6 milhões de habitantes).

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.