Funcionários da prefeitura fazem nebulização em uma residência. A equipe estará no bairro Santa Elisa nesta quinta-feira (26)

Divulgação

Nesta sexta-feira (8), a partir das 8 horas, terá início a nebulização de residências no Grande Cervezão. As equipes do combate à dengue pretendem começar os trabalhos da Rua M-4 com a Avenida M-19, no Jardim Hipódromo.

“O Grande Cervezão deverá exigir algumas semanas de nebulização por conta de ser uma área muito grande e populosa”, explicou Kátia Curado Nolasco, coordenadora das ações de combate da Fundação Municipal de Saúde de Rio Claro.

>>> SP libera ranking de epidemia e Rio Claro se destaca por incidência

Paralelo à nebulização das residências, as equipes do casa a casa darão continuidade ao trabalho também nesta região. O combate conta com o apoio do Tiro de Guerra nas ações de visitações, eliminação de criadouros e conscientização. Segundo Kátia, a operação conjunta resultará em uma boa varredura em todos os bairros que compreendem o Grande Cervezão.

Para a nebulização é necessário que os moradores saiam de suas residências, cubram bebedouros de animais e gaiolas e deixem as janelas e portas abertas. As equipes organizam e orientam a população.

Duas ações muito simples são totalmente eficazes no combate à dengue: não jogar lixo nas ruas e terrenos e não deixar água acumular. As autoridades sanitárias lembram que não é apenas em pneus e pratinhos de plantas que o mosquito aparece, mas também em latinhas de cerveja e refrigerante, saquinhos de supermercados, celofanes de cigarros, saquinhos de salgadinhos, copinhos plásticos, canaletas dos boxes, calhas, ralos, tampinhas, enfim, qualquer lugar que tiver água acumulada.

Em caso de febre alta, dor de cabeça, vermelhidão no corpo, dores nas juntas, cansaço, dor atrás dos olhos e até sangramentos, a pessoa deve procurar a ajuda médica, imediatamente. Pessoas de idade e portadores de doenças crônicas necessitam de maior atenção para que o quadro clínico não se agrave.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.