O Natal e o Ano-Novo estão se aproximando. São datas importantes para o comércio em termos de vendas. Após um ano difícil devido à pandemia do novo coronavírus, foi preciso se readequar e criar novas soluções.

Para o comerciante Ferruccio Scotuzzi, da Casa Ferruccio, apesar do cenário incerto, a saída foi encarar a situação. Dentre as medidas adotadas, não reduziu estoques, pelo contrário, ousou em comprar mais para ter preços competitivos sem abrir mão da constante melhora na qualidade. “Trabalhei em empresas que davam mensagens de incentivo como: ‘quem tem medo de ir ao banheiro, não come’.
Se você tiver medo do trabalho, você recua. Trabalhe e confie no seu instinto e no seu país”, reforça.

Para manter as vendas e atender os clientes em geral, o comerciante fez uma busca constante por novos parceiros para sempre ter novidades e opções acessíveis financeiramente. Apesar das oportunidades comerciais com a proximidade das festas de fim de ano, revela que a expectativa é que todos possam celebrar o momento em segurança.

“O que não vendermos neste ano, teremos o próximo para fazê-lo. Que tenhamos mais um pouco de paciência, que Deus permita que encerremos este ano com saúde, com nossos queridos e com ânimo para 2021 que está chegando. O resto é lucro”, reforça.

De acordo com Márcio Tadeu Bonatti, da Loja do Márcio, o 2020 foi desafiador frente às medidas restritivas da quarentena que afetaram o comércio não essencial. Apesar das dificuldades, buscou manter todos os colaboradores na empresa sem que houvesse desligamentos. “Ouvi meu coração, pois era delicada a situação em que nos encontrávamos. Atrás de alguns funcionários, há outras famílias também”, avalia.

Ao longo dos últimos meses, conta que foi preciso renegociar com os fornecedores e trocar os produtos que estavam parados pelos que tinham mais saída. Além disso, a alta do dólar influenciou no valor das mercadorias. Para driblar o momento, investiu em publicidade e nas vendas on-line para alavancá-las.

Tudo isso não o desanimou, pelo contrário, deu mais força e ânimo para o trabalho. “A expectativa para o Natal é grande e já estamos vivendo ela. O comércio disparou após a Black Friday e estamos confiantes. O povo brasileiro é de muita garra. Os clientes estão vindo ao Centro com suas máscaras, respeitando os protocolos contra a Covid-19 e estão consumindo. O comércio está se superando”, conclui o comerciante Márcio Bonatti.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.