Em várias religiões, o Natal é a data de receber um grande número de fiéis nas celebrações da véspera e do dia 25. Na cultura brasileira, é a data de reunir muitas pessoas em casa. É o momento de reencontro com filhos, netos e irmãos. Este ano, porém, com a pandemia da Covid-19, os encontros familiares só devem acontecer com uma série de restrições se forem presenciais. Muitos optam pelo contato virtual, principalmente nos casos de idosos e de pertencentes aos chamados grupos de risco.

O padre Everson Lunardi, da capela do Abrigo São Vicente de Paulo, em Rio Claro, destaca a importância de manter os vínculos familiares, desde que sejam tomados os devidos cuidados contra o novo coronavírus. “O Natal é uma data festiva e simbólica, celebramos o Natal de Jesus, e festejamos com a família e amigos. Este será um ano que poderemos fazer diferente. Jesus nasce para nos salvar, nada mais propício para esta época de pandemia, seu nascimento é um tema de rara beleza que vem trazer esperança e paz em um mundo que se divide. Ele prega a união (comunhão). Vamos comemorar e bebemorar em família; em meio à pandemia, o presente mais bonito é você ficar junto de quem você gosta – a família. Vamos montar o presépio, o Menino-Deus nasce desprovido de qualquer luxo e acomodação. O presépio mostra que nada tem e quando você se for nada levará também.”

Já o pastor Geraldo Souza, da Igreja Presbiteriana, destaca a mensagem que a celebração do nascimento de Jesus traz num período de tantas dificuldades como o vivido atualmente. “Olho para este Natal como se Jesus estivesse dizendo: ‘Vim para este mundo para: – abrigar os refugiados; – dar pão aos que têm fome e sede de justiça; – energizar os inúmeros profissionais de saúde que estão trabalhando para salvar vidas; – aconchegar os que estão no leito de enfermidade; – enxugar as lágrimas dos olhos dos enlutados, cansados e abatidos;- dar inteligência e capacidade aos líderes mundiais, cientistas e autoridades, para que escolham os melhores caminhos para suavizar a dor dos que estão sofrendo neste momento; – ser presença abençoadora e alentadora… capaz de esperançar todos os desvalidos de expectativas e que estão prestes a sucumbir… Neste Natal não deixem de olhar para o outro, pois os meus feitos são realizados por vocês! Estejam comigo, eu estarei convosco. Só assim será Natal, tempo de renascimento, de esperança, fé e amor…’ – Jesus Cristo de Nazaré”.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.