Frutas e legumes estão sendo muito procurados para a Ceia de Natal nesta semana

Ednéia Silva

A crise aumentou o preço dos produtos, mas nem isso fez os consumidores desistirem de fazer a Ceia de Natal. Supermercados e varejões registraram aumento no movimento nos dois últimos dias, principalmente no setor de frutas e legumes. Para garantir o item na mesa e não elevar o custo da ceia, vale buscar promoções e diminuir a quantidade dos produtos.

“Está cara, vou levar somente três”, disse dona Maria Aparecida Gonçalves na banca de maçãs nessa quarta-feira (23). A ideia era comprar mais, mas devido ao preço resolveu reduzir a quantidade. “A gente leva menos para não ficar sem. Se tivesse mais barato, ia levar mais”, declarou.

Uva, manga, abacaxi, melancia, melão e maçã estão entre os produtos mais procurados. Durante o tempo em que a reportagem esteve no varejão, essas bancas receberam grande fluxo de consumidores e a reposição era constante. O gerente Rogério Alves da Rocha comenta que, entre os legumes, batata e cenoura são os campeões de venda. A vagem também tem boa saída. São legumes geralmente utilizados em maioneses e saladas.

Frutas e legumes estão sendo muito procurados para a Ceia de Natal nesta semana
Frutas e legumes estão sendo muito procurados para a Ceia de Natal nesta semana

Ele conta que na terça-feira o movimento na loja começou a aumentar e a expectativa é que cresça ainda mais nesta quinta-feira (24). Isso porque o brasileiro tem o hábito de deixar tudo para a última hora. Além disso, muitos preferem comprar as frutas na véspera para que elas estejam mais fresquinhas na hora da ceia.

O gerente comenta que nesta época do ano aumentam os estoques para atender à demanda. Ele admite que neste ano os preços subiram muito, mas garante que as vendas não caíram. Para Rocha, tal fato se deve à qualidade dos produtos oferecidos. “A gente prima muito pela qualidade e os fornecedores sabem disso”, destaca. E isso atrai consumidores.

A alta nos preços dos produtos da Ceia de Natal foi constatada pelo Procon-SP. Segundo o órgão, os preços subiram 10,9% dos itens em relação ao ano passado. Já o Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas aponta aumento de 16,12% nos ingredientes da Ceia de Natal.

Para diminuir o valor da ceia, o Procon-SP orienta o consumidor a fazer pesquisa de preço antes de concluir a compra. “É interessante pesquisar os preços nos encartes dos supermercados e anúncios publicitários”, recomenda. Outra dica é fazer uma lista dos produtos antes de ir ao supermercado para diminuir o risco de comprar produtos desnecessários.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.