Os rios Corumbataí e Ribeirão Claro, que abastecem a cidade, estão mais de 50% abaixo da média para esta época do ano

A prefeitura de Rio Claro retomou as visitas monitoradas à nascente modelo do Daae na quinta-feira (8) com alunos do segundo ano do ensino médio da escola João Batista Leme. Estagiários dos cursos de Engenharia Ambiental, Ecologia e Geografia da Unesp, e do grupo Melhor Idade Raio de Luz, do São Miguel, também participaram da atividade, que inclui plantio de 100 mudas nativas, doadas pelo Daae.

A nascente modelo fica na Vila Cristina. Outras nascentes serão visitadas neste ano, como expansão do projeto iniciado em 2017 numa parceria entre a Secretaria de Meio Ambiente e Departamento Autônomo de Água e Esgoto. Para isso, está sendo feito mapeamento com o Google Earth. Os alunos da escola Batista Leme, que integram projeto de robótica “Robô Tigre”, já estão fazendo trabalho similar e catalogaram 14 nascentes com a ferramenta.

De acordo com o aluno Matheus dos Santos, conhecer as nascentes é uma experiência gratificante. “Conhecendo uma nascente, temos maior noção sobre o que envolve o nosso projeto escolar, buscando a preservação não só das nascentes, mas de todo o meio ambiente”, disse.

Coordenados pelos professores Robinson Claudir Pavani e Sérgio Barbosa, os alunos do projeto “Robô Tigre” do Batista Leme participam do torneio de robótica “First Lego League”, voltado a trabalhos científicos e tecnológicos.

Além do catálogo de nascentes, o projeto dos estudantes é voltado a denúncias de degradações nas nascentes, que podem ser feita em formulário disponível na página “Batista Leme – Robô Tigre”, no Facebook. As denúncias podem ser feitas de maneira formal ou anônima, com a possibilidade de envio de fotos e vídeos.

A programação da prefeitura de Rio Claro prevê visitas mensais a nascentes degradadas, com plantio de mudas. O trabalho faz parte dos esforços do município no Programa Município Verde Azul, no qual o governo do estado avalia o trabalho das cidades na área do meio ambiente.

“É um projeto de grande relevância educacional e ambiental”, destaca o secretário do Meio Ambiente (Sema), Antonio Penteado. “São ações como essa que nos permitem pensar em um futuro melhor para as próximas gerações”, comenta o vereador Julio Lopes, presidente da Comissão do Meio Ambiente na Câmara Municipal.

Na visita de quinta-feira estiveram presentes, além do vereador, o diretor municipal de Meio Ambiente, Iuri Antonio, o gerente de preservação e meio ambiente do Daae, José Crespo Filho, e Thatiane Surian, coordenadora das visitas guiadas às nascentes.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.