Carine Corrêa

Algumas mulheres já ouviram falar, e outras não. Mas, afinal, o que é esse coletor menstrual que vem obtendo cada vez mais adesão do público feminino? Ao contrário dos absorventes, o coletor menstrual é produzido 100% em silicone e não interfere na umidade natural das partes íntimas, além de ser hipoalergênico e não conter substâncias químicas. Ele pode ser usado por até 12 horas e depois deve ser retirado e higienizado para ser utilizado novamente. Outros benefícios do coletor são os fatores econômicos e ecológicos, já que você adquiri um, usa por vários anos e não precisa mais comprar absorventes descartáveis.

A reportagem do Jornal Cidade conversou com muitas mulheres que aderiram ao coletor. Veja a seguir os relatos do público feminino:

“O coletor você não troca, apenas esvazia. Se você sentir o coletor, é sinal de que ele esta mal colocado” – Elaine de Moura Pereira.

Elaine de Moura Pereira
Elaine de Moura Pereira

“No início senti o coletor, mas só nas primeiras horas. Acho que foi mais ansiedade e medo de vazar do que um incômodo de verdade” – Marina Tietz de Souza Mendes.

Marina Tietz de Souza Mendes
Marina Tietz de Souza Mendes

“A primeira vez em que coloquei foi um pouco complicado. Não sabia exatamente como colocar ou em que altura do canal. Mas aprendi rápido. Eu o esvazio de seis em seis horas” – Brenda Beltramin.

Brenda Beltramin
Brenda Beltramin

“Pela minha formação (bióloga) e por minha atuação como docente, tento sempre explicitar as vantagens do coletor, e seu uso, manuseio e esterilização adequados não causam danos à saúde” – Raquel S. Valois.

Raquel S. Valois
Raquel S. Valois

“Ele é reutilizável e pode durar até 10 anos, então imagina quantos absorventes seriam descartados no meio ambiente neste período?” – Rosiane Noventa.

Rosiane Noventa
Rosiane Noventa

“Quando comecei a utilizar, sentia o coletor, mas depois de pouco tempo você se acostuma e até esquece que está com ele” – Sarita Azevedo.

Sarita Azevedo.
Sarita Azevedo.

“Ele não deixa odores, não gera lixo e mais lixo, é de fácil manuseio e não dá alergias – problema que eu tinha constantemente com algumas marcas de absorvente. Posso nadar com ele sem medo de vazamentos” – Estefânia Quintino.

Estefânia Quintino
Estefânia Quintino

“Já o indiquei para várias amigas, que compraram o coletor e ficaram bastante satisfeitas. Recomendo, pois me sinto muito bem utilizando-o, e gostaria que todas as mulheres pudessem experimentá-lo” – Thaís de Oliveira Bueno.

Thaís de Oliveira Bueno
Thaís de Oliveira Bueno

“Troco de 12 em 12 horas, o que é sugerido pelo fabricante do produto, às vezes troco antes por saber que vou ficar sem poder trocá-lo por mais tempo que 12 horas” – Nathália Miranda Walter Bretas Rocha.

Nathália Miranda Walter Bretas Rocha
Nathália Miranda Walter Bretas Rocha

“Para mim, a única desvantagem é quando é necessário trocar o coletor em banheiros públicos, pois é preciso higienizar as mãos, esvaziar o coletor, lavá-lo com água e recolocá-lo. Mesmo assim, não é impossível. Basta levar na bolsa um álcool gel e uma garrafinha d’água” – Paola Arab.

Paola Arab
Paola Arab

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.