Quatro veículos ficaram presos na água durante o temporal que ocorreu na noite de quarta-feira (9)

Lucas Calore

Quatro veículos ficaram presos na água durante o temporal que ocorreu na noite de quarta-feira (9)
Quatro veículos ficaram presos na água durante o temporal que ocorreu na noite de quarta-feira (9)

O forte temporal que atingiu Rio Claro na noite de quarta-feira (9) causou novamente estragos no município. Foram 63,4mm de chuva em 50 minutos. A Avenida 16, no Jardim São Paulo, é um dos pontos mais suscetíveis às ocorrências de alagamento.

A via é de mão dupla e em ambos os trajetos há placas indicativas para alertar a população de que a área é de risco. Naquela noite, a Defesa Civil bloqueou a passagem com faixa ‘zebrada’, porém motoristas passaram pelo local e quatro carros ficaram submersos. Não houve vítimas.

Edson Basso é morador do bairro há sete anos e se queixa: “Qualquer chuvinha que cai já alaga. Deveriam aumentar a vazão”, comenta. O senhor, sabendo do problema, evita transitar por aquela avenida.

Defesa Civil

Além de ter baixo nível, no trecho existe um córrego. “Esse córrego transborda para sua área de alagamento, como todos têm. Porém, por conta do acúmulo de lixo na galeria de saída da água, e pela alta quantidade de chuva, toda a avenida acabou alagando”, informou o coordenador da Defesa Civil, Niuro Ribeiro.

As ações do órgão no local são constantes. “Há placas de aviso nas três saídas da avenida, mas ninguém respeita. Os motoristas acham que dá para passar e, quando chegam ao nível mais baixo da via, aí já é tarde”, explica. “Quando chover, não se deve transitar pelo local”, afirma.

Solução

Questionada, a Prefeitura de Rio Claro afirma que uma solução para o problema exige alto investimento financeiro em grande obra de redimensionamento da rede de galerias e construção de lagoa de contenção para receber a água que transborda do Córrego Wenzel. Essa é uma das obras de macrodrenagem apontadas no Plano Diretor de Águas Pluviais Urbanas.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.