Uma falsa mensagem que está sendo compartilhada em grupos de troca de mensagens (WhatsApp) e nas redes sociais alerta para a veracidade das faturas mensais de água e esgoto de Rio Claro. Segundo o conteúdo, o boleto não era verdadeiro por não ter sido impresso em papel termostático e por não trazer a informação da data da próxima leitura. O Departamento Autônomo de Água e Esgoto (Daae), no entanto, afirma que as tarifas são verdadeiras.

Entenda

Desde 2016 que o leiturista realiza a entrega da fatura no mesmo momento em que executa a leitura do hidrômetro. A partir de então, as faturas mensais são impressas em papel termostático. A regra, no entanto, possui exceção em caso de faturas retidas. Ou seja, quando o leiturista identifica alguma oscilação considerável no registro do consumo de um imóvel (consumo medido foi muito superior ou inferior à média do imóvel), as faturas não são entregues simultaneamente, mas somente um aviso, impresso no mesmo formato da fatura, informando que ela permanece retida para análise.

Apenas após o trabalho de análise crítica do consumo nos casos de retenção é que ocorre, de fato, a distribuição das faturas que, neste caso, possuem um formato de impressão convencional, com formatação e papel diferenciados. A diferença entre os papéis das faturas – simultânea e retidas – pode ter provocado o estranhamento.

Com relação à não divulgação da data da próxima leitura na fatura, o Daae informa se tratar de um erro da prestadora do serviço de impressão do sistema e esclarece que já atuou para solucionar o problema.

Alerta

O Daae avisa ainda que o problema da impressão não afeta a informação do consumo do imóvel. Para dúvidas o telefone disponível é o 0800-505-5200.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.

Mais em Dia a Dia:

Programa combate lentidão na abertura de empresas

Jucielen vence bicampeã nos EUA