Em entrevista ao Jornal Cidade nesta semana, o secretário municipal de Saúde de Araras, Agnaldo Píscopo, disse que não descarta nenhuma possibilidade, quando questionado sobre um possível lockdown na cidade nos próximos dias. 

Inclusive, o município bateu recorde no número de casos positivos e de mortes pela Covid-19. Só no mês de fevereiro, que ainda não terminou, foram 1.716 pessoas diagnosticadas com a doença e 35 óbitos.

“Estamos monitorando todos os números, que são ruins. A situação da pandemia na cidade é analisada diariamente e a necessidade de outras medidas é estudada sempre do ponto de vista sanitário e de saúde pública”, explicou ele.

A Prefeitura adotou, na última semana, uma série de novas medidas após a cidade registrar o primeiro caso da variante brasileira, como: toque de recolher das 22h às 6h; adiamento da volta às aulas presenciais pelo menos até 19 de março; criação de barreiras de trânsito em ruas do Centro; interdição do trânsito na Praça Barão de Araras aos domingos à noite; multas por não utilização de máscaras e intensificação de fiscalização nas ruas, pela PM (Polícia Militar), GCM (Guarda Civil Municipal) e Polícia Civil.

Segundo o novo decreto, o comércio local não foi fechado no momento, mas todos os estabelecimentos devem seguir os protocolos sanitários estabelecidos pelo Plano São Paulo. Araras está na fase amarela do plano.

A multa para o estabelecimento comercial que não exigir o uso de máscaras de proteção facial de seus clientes foi fixada em 189 Ufesps (Unidades Fiscais do Estado de São Paulo), que corresponde a cerca de R$ 5 mil para cada usuário no interior do estabelecimento no momento da fiscalização e que não estiver utilizando a máscara corretamente. O decreto também proíbe a realização de eventos que gerem aglomerações, sob pena de multa para o responsável, também no valor de 189 Ufesps, além de mais 19 Ufesps (cerca de R$ 550) por pessoa presente no local.

Novos leitos 

A Prefeitura já fez a solicitação oficial da ampliação dos leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) em Araras. O prefeito Pedrinho Eliseu (PSDB), que esteve com o governador João Dória (PSDB) na última semana, disse estar “empenhado em liberar o mais rápido possível a ampliação.”

“Com a chegada de dez novos leitos, a Santa Casa não tem mais espaço físico [para abrigar novos leitos]. A UPA, se necessário, pode receber pacientes de média e baixa complexidade. Todo esforço será feito para atender os pacientes”, afirmou.

O diretor técnico da Santa Casa, o médico Helder Camargo Preto, falou, textualmente, que não adianta ter leito sem material humano. “Chegamos ao nosso limite. Não há espaço físico e nem profissionais”.

Até o fechamento desta edição, Araras contabilizava 9.047 casos positivos de Covid-19, sendo 151 mortes.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.