Vereador Paulo Guedes

Confira a tabela completa no final da reportagem

A pesquisa eleitoral encomendada pelo Jornal Cidade ao instituto Statsol apresenta neste domingo (26) o resultado do levantamento espontâneo de intenção de voto a vereador(a) para o mandato de 2025-2028 na Câmara Municipal de Rio Claro.

O resultado traz um dado importante: a quantidade de eleitores indecisos. Esse índice se destaca, tendo sido “não sabe/não respondeu” apontado por 60,70% dos entrevistados. Aqueles que já decidiram que não irão votar em nenhum candidato a vereador, portanto em branco ou nulo, foram 13,91% daqueles que foram contatados na pesquisa realizada entre 13 e 16 de maio. Foram ouvidas 565 pessoas em 11 regiões distintas de Rio Claro.

Ainda assim, entre aqueles políticos citados o atual vereador mais bem votado da última eleição, Paulo Guedes – que agora está no Partido Progressistas – foi o mais lembrado entre os entrevistados que já se decidiram por um futuro candidato. O parlamentar aparece com 3,48% das intenções. O vereador Sivaldo Faísca, que migrou do União Brasil para o PL, está em seguida com 1,57% das intenções.

Rafael Andreeta, que havia sido reeleito pelo PTB em 2020, foi o terceiro vereador mais lembrado pelos entrevistados. O agora filiado ao Republicanos está com 1,22% das intenções, mesma pontuação da ex-vereadora Maria do Carmo Guilherme (MDB), que já anunciou que não irá disputar o mesmo cargo desta vez, mas sim que se coloca como pré-candidata a vice-prefeita para a chapa do atual prefeito Gustavo Perissinotto (PSD). Essa decisão do cargo, porém, vai passar pelas convenções partidárias futuras.

Ainda no top 10 dos políticos mais citados na pesquisa eleitoral ao Poder Legislativo está Adriano La Torre (PP), que aparece na sequência. O primeiro-secretário da atual Mesa Diretora foi citado por 1,04% dos entrevistados. O atual presidente da Câmara Municipal, mais longevo vereador da atualidade por sete mandatos consecutivos José Pereira (PSD), vem em seguida com 0,87% das intenções, mesmo índice alcançado pelo vereador Moisés Marques, hoje líder da bancada do PL e que antes estava na base de Gustavo pelo PP, mas se tornou oposição.

Julinho Lopes (PP), outro vereador que também se destaca nas votações das últimas eleições, foi o oitavo nome mais lembrado pela população entrevistada com 0,70%. Chico Paraíba, liderança comunitária de bairros da região sul de Rio Claro, vem na sequência com 0,70% das intenções, mesmo índice do atual vereador Hernani Leonhardt (MDB), presidente da Comissão de Administração Pública da Câmara Municipal e que está no segundo mandato.

Os vereadores Val Demarchi, hoje no PL, e Serginho Carnevale, hoje no PSD, também foram citados por 0,70% dos entrevistados. O mesmo índice foi atingido pela presidente do PL Rio Claro, Neia Garcia, que já anunciou sua pré-candidatura a vereadora. Ela foi a segunda mulher mais citada no levantamento. No total foram citados 62 nomes, incluindo um partido, o PL, na 61ª posição.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.