Professor aproveitou tempo livre durante pandemia para repaginar espaço que, agora, serve como terapia

Com o isolamento social provocado pela pandemia do novo coronavírus, quem é que não fez pelo menos alguma mudança em casa, hein? Trocou a cor da parede, mudou o móvel de lugar ou até mesmo repaginou o jardim? Esse é o caso do morador de Santa Gertrudes, Verner Everton Carmona, de 45 anos.

O sociólogo disse à reportagem do Jornal Cidade que o afastamento do convívio social o obrigou a fortalecer, ainda mais, o contato com a natureza.

Ele decidiu dar uma repaginada no jardim que tinha em casa, construído pelo seu falecido padrasto, Apparecido Marino. Acontece que o local acabou se tornando quase uma floresta encantada.

“Decidi introduzir o cultivo de frutíferas, além das plantas ornamentais. Tem pitangueira, cajueiro, goiabeira, amoreira, pé de figo, pessegueiro e, recentemente, plantei uma jabuticabeira híbrida”, contou.

No jardim, conforme constatou o JC, há uma imensa variedade de orquídeas e suculentas, que o sociólogo faz questão de cuidar com a mesma dedicação que adotou para com as demais espécies. O objetivo desta mudança, segundo ele, foi adequar o espaço da residência às necessidades de sua mãe Iracema, que possui artrose de quadril.

“Então, resolvi comprar as cadeiras de madeira envernizadas, colocar granilhas nos espaços abertos para que ela possa desfrutar melhor da extraordinária beleza que as plantas nos proporcionam. Além disso, reformulei totalmente a varanda da casa, com mobília e arquitetura que lembram sempre o meio natural, necessário para suavizar a vida complexa que representa a breve existência dos humanos no planeta Terra”, relatou.

Carmona sempre gostou de verde, mas antes da pandemia não tinha tempo para cuidar, pois dava aula em período integral. A morte de seu padrasto, em 2017, representou um dilema para ele e sua mãe: como continuar cuidando das plantas que ele tão amorosamente cultivava em vida?

“Foi aí que comecei a ler e a aprender bastante sobre jardinagem. Pesquiso na internet, sou seguidor de vários blogs que ensinam desde o básico até o avançado no cultivo das plantas e compro revistas especializadas em paisagismo e jardinagem”, enfatizou.

Outra forma de se manter informado é participando de vários grupos no Facebook postando fotos e vídeos do jardim – o que propicia um ambiente de interação virtual com os demais amantes da área.

“Acho importante porque a gente está sempre aprendendo algo novo com relação ao importante papel que a natureza desempenha em nossas vidas.”

“Prazer espiritual indescritível”, diz sociólogo

“Um prazer espiritual indescritível”. Foi assim que Carmona definiu seu contato com as plantas. É que elas também o ajudaram no tratamento que ele e a mãe realizaram no combate à depressão.

“Extraímos grandes lições de vida no convívio diário com elas. O olhar atento nos faz realizar um exercício introspectivo diário. As formas, as cores, as texturas, o brilho, a energia positiva que elas emanam, não tenho palavras para descrever. Confesso que costumo acariciá-las, até converso baixinho com muitas (risos). E vê-las serem visitadas por beija-flores, sanhaços-azuis, pardais, pombas, abelhas, besouros, joaninhas, sapos, morcegos e tantas outras criaturas lindas e expoentes da mãe natureza é, realmente, uma sensação de proximidade com as obras de Deus. Sem contar a companhia carinhosa da minha gata de estimação Natasha, que me acompanha sempre que a jardinagem se faz necessária. Ela aprecia igualmente. Tenho absoluta certeza”, afirmou.

Dicas para cultivar em casa

Em Rio Claro, a Garden Cerri, comércio de plantas e paisagismo, deu dicas de como cultivar algumas plantas em casa. Para o cultivo de temperos e aromáticas é preciso de, pelo menos, três horas de sol e ter um lugar iluminado.

A rega ideal é que seja feita no período da manhã, sempre observando a necessidade. Se a terra estiver seca, molhar. Caso contrário, não, pois o excesso pode matar a planta.

Sobre a adubação, a Garden orienta usar um produto orgânico ou mineral, pois precisa de mais nutrição. Os mais vendidos nos últimos meses são: hortelã, manjericão, pimentas, morango, mas na loja há também alecrim, arruda, cidreira, citronela, poejo, medicinais, cebolinha, salsinha, hortaliças, tomate cereja, lavanda, sálvia tempero, entre outros.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.