Adriel Arvolea

Moradores apontam para as condições do residencial, entregue há menos de um ano e repleto de problemas estruturais
Moradores apontam para as condições do residencial, entregue há menos de um ano e repleto de problemas estruturais

A Prefeitura de Rio Claro entregou em julho de 2014, 96 novas unidades habitacionais do programa Minha Casa Minha Vida, do governo federal, construídas em parceria como o município. Os apartamentos estão localizados no residencial Aroeira, no Jardim Araucária. Em menos de um ano da entrega, o empreendimento já acumula reclamações por parte dos mutuários. Rachaduras; infiltrações e falta de calçamento, antena e de iluminação externa são problemas apontados pela síndica do residencial, Silvania Oliveira.

“Somos gratos por ter essa moradia, mas a situação preocupa. Além das chuvas que atingem o interior dos imóveis, tem a questão dos conduítes que não suportam a demanda de fiação. Com isso, os moradores não podem instalar antenas comuns e de TV a cabo”, comenta Silvania. Um abaixo-assinado foi elaborado e entregue à prefeitura no ano passado. O órgão de proteção e defesa do consumidor, Procon, determinou prazo até 21 de dezembro de 2014 para que a empresa responsável pela obra realizasse as devidas melhorias, o que não aconteceu até o momento.

“Vivendo nessas condições, mutuários têm se negado a pagar o condomínio, alegando que o dinheiro não é investido no Aroeira. Diante de tantos problemas, fica difícil saber o que realmente funciona no residencial”, reforça. Para Nilton dos Santos de Almeida, representante do Bloco A, a questão da segurança, também, causa preocupação no residencial. O ideal, de acordo com o mutuário, seria instalar câmeras de segurança no entorno do condomínio e não concentrá-las na portaria. “Já foram furtados botijão e bicicletas do condomínio, que é cercado com alambrado e facilita a invasão desses ladrões. Seria indicado instalar o sistema de segurança no entorno do condomínio”, observa Almeida.

Prefeitura

A partir dos apontamentos feitos pelos mutuários, A Secretaria Municipal da Habitação esclarece que já notificou a empresa responsável pela obra para que tome as devidas providências. “Essas reclamações, também, serão encaminhadas à Caixa Federal, que é o agente financeiro do empreendimento”, reforça em nota. Com relação ao calçamento na parte externa, as obras já tiveram início.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.