O trabalho realizado no sábado (27), nos bairros Panorama e Jardim das Paineiras pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio dos agentes do Centro de Controle de Zoonoses e Secretaria do Meio Ambiente, com a equipe do caminhão Cata Bagulho, resultou no recolhimento de 850 quilos de potenciais criadouros do mosquito Aedes aegypti.

Somando-se aos mutirões já realizados nos sábados dias 6 e 20 de outubro, 3,6 toneladas de material inservível foram recolhidas. Os mutirões seguem até dezembro.

A Secretaria Municipal de Saúde de Rio Claro ressalta a importância de todos fazerem a sua parte no combate ao mosquito. Entre as principais recomendações estão manter bem tampados caixas, tonéis e barris de água; colocar o lixo em sacos plásticos e manter a lixeira sempre bem fechada; não jogar lixo em terrenos baldios. Garrafas de vidro ou plástico, se guardadas, devem ser mantidas sempre com a boca para baixo, e não se deve deixar a água da chuva acumular sobre a laje ou em calhas entupidas. Os pratinhos ou vasos de plantas devem ser preenchidos com areia até a borda e, em casos de armazenamento de pneus velhos em casa, toda a água deve ser retirada e os pneus mantidos em locais cobertos, protegidos da chuva. Frequentemente é necessário limpar as calhas, evitando que galhos e folhas possam impedir a passagem da água. Os recipientes utilizados para guardar água, pelo menos uma vez por semana, devem ser lavados com água e sabão.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.

Mais em Notícias:

Programa combate lentidão na abertura de empresas

Brasil: número de mortes por ataques de cães cresce 27%