A Fundação Municipal de Saúde de Rio Claro realiza neste sábado (15) mutirão de papanicolau e pedidos de mamografia na unidade básica de saúde da Avenida 29. O atendimento será das 8 às 14 horas e inclui pacientes não agendadas.

A unidade terá também mutirões no período noturno na próxima semana. De terça (18) a quinta-feira, os exames de papanicolau e pedidos de mamografia serão realizados das 17 às 21 horas. Ao todo serão ofertados 250 exames de papanicolau nos mutirões da unidade, que fica na Avenida 29, 1.311, Bairro do Estádio. Além disso, na quinta e na sexta-feira haverá atividades que levam à comunidade informações sobre o câncer de mama e de colo de útero e a importância da prevenção.

As solicitações para mamografia levarão em consideração a idade da paciente e demais critérios, como a data do último exame. As atividades fazem parte da programação municipal da campanha Outubro Rosa.

Para realizar o papanicolau é necessário que a paciente esteja há três dias sem relações sexuais; não esteja menstruada há cinco dias; e no dia do exame não utilize creme ou pomada vaginal. Antes de ir à unidade a paciente pode tomar banho normalmente e menor de idade deve estar acompanhada da mãe ou responsável. Os documentos necessários são cartão SUS e RG e CPF. O cartão SUS poderá ser providenciado no momento do atendimento, caso o usuário ainda não tenha.

O cronograma prevê ao longo do mês mutirões em 11 unidades de saúde. A unidade de saúde do Jardim Bonsucesso tem mutirões diários para o exame de papanicolau. Nesta unidade os exames são feitos de segunda a quinta-feira das 16 às 18 horas e às sextas-feiras das 8 às 11 horas. Na quinta-feira (13) mutirão foi realizado para atender as pacientes da USF Bela Vista. Os exames de papanicolau também são realizados em demais unidades de saúde do município e podem ser agendados pelo telefone 0800 019 0999.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.