A Fundação Municipal de Saúde vai promover no dia 27 de agosto um mutirão de cirurgias contra catarata e pterígio. Serão atendidos cerca de 275 pacientes de Rio Claro que estão há muito tempo na fila aguardando pelo procedimento.

De acordo com a autarquia, os munícipes já foram convocados. Primeiro, passarão neste sábado (20) por uma avaliação para se conferir o nível das doenças. Posteriormente, no dia 27, na semana que vem, as cirurgias serão realizadas no Cead (Centro de Especialidades e Apoio Diagnóstico).

Todos os pacientes estavam na fila aguardando pelos procedimentos. Em contato com o AME (Ambulatório Médico de Especialidades) do Governo do Estado de São Paulo, a lista desses pacientes foi repassada para que fossem atendidos através do mutirão. O investimento é de R$ 500 mil, através de emenda parlamentar articulada pelo vereador Julinho Lopes (Progressistas) em parceria com o vice-presidente estadual do Progressistas, Mauricio Neves, e com o deputado estadual Delegado Olim, do mesmo partido.

Catarata

A doença deixa a visão do olho opaca. Ocorre principalmente em decorrência do envelhecimento, porém existem casos de catarata congênita (de nascença) ou provocada por fatores como exposição demasiada ao sol, e pode levar à perda da visão.

Pterígio

É um tumor benigno conhecido popularmente como “carne de olho”. Consiste numa lesão na membrana que acaba recobrindo a parte branca do olho.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.