Cento e vinte e um pacientes passam por cirurgias oftalmológicas neste sábado (17) em Rio Claro. Será a segunda etapa do mutirão de cirurgias de catarata e pterígio, que ao todo realiza 294 cirurgias oftalmológicas.

Os pacientes que serão operados neste sábado são os que necessitavam de intervenção cirúrgica nos dois olhos, já tinham feito a cirurgia no primeiro olho e agora realizam o procedimento no outro olho. A cirurgia de catarata será realizada em 91 pacientes e de pterígio em 30 pacientes. A primeira etapa do mutirão foi realizada em 27 de agosto, quando 173 pacientes fizeram a cirurgia.

O prefeito Gustavo reforça que saúde é prioridade da administração. “Temos trabalhado para oferecer serviços com cada vez mais qualidade para a população”.

O mutirão tem a aprovação de quem é atendido. “Agradeço a todos os profissionais pelo atendimento nota mil”, comenta Luiz Leite, que operou da catarata. As cirurgias são realizadas no Centro de Especialidades e Apoio Diagnóstico (Cead).

A presidente da Fundação Municipal de Saúde, Giulia Puttomatti, observa que catarata e pterígio tratam-se de doenças muitas vezes incapacitantes. “Com a cirurgia, os pacientes recuperam a saúde e a qualidade de vida, podendo retomar as atividades”, pontua.

Para as cirurgias, o município contou com emenda parlamentar de 500 mil reais, conseguidos por meio de articulação do vereador Julinho Lopes.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.