Foto: Divulgação/PMRC.

Ao longo de quatro mutirões são 21 toneladas de materiais recolhidos

Pneus velhos, latas, garrafas e entulho, materiais inservíveis que podem acumular água e ser utilizados como criadouros pelo Aedes aegypti. Para evitar que isso aconteça, a Fundação Municipal de Saúde de Rio Claro, com o apoio da Secretaria do Meio Ambiente, retirou no sábado (29) quatro toneladas de materiais em mutirão de combate à dengue realizado nos bairros Ipanema e Cervezão.

Em quatro mutirões, realizados em pouco mais de um mês, o total de material recolhido chegou a 21 toneladas. “O volume é grande e sozinho o poder público não consegue combater o mosquito, a comunidade também precisa estar engajada”, destaca Valdirene Bordin, responsável pelo setor de combate a endemias da Fundação de Saúde.

Foto: Divulgação/PMRC.

Além dos mutirões, o trabalho preventivo à dengue conta com ações realizadas durante a semana que incluem visitas casa a casa, nebulização e vistorias em pontos estratégicos.

“O descarte correto de materiais é fundamental para evitarmos a proliferação do Aedes e a população tem participação decisiva neste trabalho”, ressalta Pedro Buzzá, coordenador do Centro de Controle de Zoonoses.

De acordo com o boletim emitido na quinta-feira (27) pela Vigilância Epidemiológica, Rio Claro tem neste ano 325 casos confirmados de dengue. Não há casos de chikungunya, zika vírus e febre amarela, também transmitidas pelo Aedes.

Tags: , ,

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.