Samuel Vitor de Souza, de 8 anos, que mora na cidade de Santa Gertrudes, corre contra o tempo. Internado no Centro Infantil Boldrini em Campinas, os médicos informaram à família que ele precisa realizar o transplante de medula óssea dentro de um prazo inferior a 90 dias.

Os pais já fizeram os testes, mas não são 100% compatíveis. De acordo com mãe Andressa Aparecida, Samuel está com leucemia mieloide aguda, que é o tipo mais agressivo da doença. Ainda segundo ela, outro desafio é que os hemocentros mais próximos ficam a mais de 50 km de distância (São Carlos e Campinas), o que dificulta a locomoção de possíveis doadores.

A Associação Paulista das Cerâmicas de Revestimento (ASPACER) tomou conhecimento do caso tendo em vista que a mãe é funcionária de uma empresa terceirizada que presta serviço para uma indústria cerâmica em Santa Gertrudes, e o pai é funcionário de uma cerâmica em Cordeirópolis e desta forma a ASPACER entrou na luta para correr contra o tempo junto com o pequeno Samuel.

Há uma mobilização na região junto aos departamentos de RHs das indústrias cerâmicas, UNICAMP, Imunocamp Núcleo de Piracicaba, Rotary Club Rio Claro Alvorada, Grupo Mais Vida de Rio Claro, GACC – Grupo de Apoio à Criança com Câncer de Rio Claro, OAB Rio Claro, ACIRC, CIESP RC, Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Químicas de RC e prefeituras, para que seja feito um grande mutirão de doadores que serão concentrados na sede da ASPACER (Rua Antônio Bertazo, 470 – Centro, Santa Gertrudes) no próximo dia 4 de fevereiro das 9h às 13h. A meta é atrair 450 pessoas.

Quem pode doar

Para se tornar um doador de medula óssea é necessário: ter entre 18 e 35 anos de idade, documento original de identidade com foto, comprovante de endereço, estar em bom estado de saúde, não ser portador de doenças autoimunes e não ter doença infecciosa transmissível pelo sangue (como infecção pelo HIV ou hepatite).

Tags: , ,

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.

Mais em Intervalo: