Aos 11 anos de idade, em 1946, o rio-clarense Valentim de Oliveira, hoje com 86 anos, começou sua vasta carreira musical, com incentivo de seu pai e conduzido pelo maestro Salvador Gomes.

O trompetista atuou em muitos conjuntos e orquestras na cidade de Rio Claro e região e em 1955 foi convidado a integrar o grupo de músicos da Orquestra Maracá de São Carlos.

Em 1970, Seu Tito, como é carinhosamente conhecido pela família e os amigos do mundo da música, ingressou como Sargento Trompetista na Banda Sinfônica da Academia da Força Aérea Brasileira, onde permaneceu por muitos anos. Após sua passagem pela FAB, retomou suas atividades musicais na Cidade Azul e toda região.

Seu Tito é enfático ao contar que já realizou mais de 50 carnavais. “Fiz 56, com diversas configurações diferentes, tocando com os conjuntos”, conta o músico.

O trompetista fala com orgulho – e muito, do fato da música ter sustentado sua família e permitido que todos pudessem ter uma vida digna. E ele, sempre ao lado de sua esposa, Carmen Pimenta de Oliveira, de 85 anos.

“Criamos nossos filhos e eu sempre vivi de música, tenho muito orgulho disso, sempre foi algo que sustentou minha vida”, conta.

Em sua carreira, Seu Tito atuou com muitos profissionais e agradece a todos e relembra do amigo Don Salvador.

CELEBRAÇÃO

E os motivos para comemorar não faltam com a chegada do ano novo. Seu Tito celebra mais uma primavera em 14 de fevereiro e, em janeiro, ele e dona Carmen completam 60 anos de uma belíssima união, repleta de amor, companheirismo e uma família para lá de encantadora.

“Eu nunca esperava que aquela moça ia ser minha companheira por tantos anos, ela é minha parceira, está ao meu lado em todos os momentos, quando algo acontece, já pergunto para os filhos ‘cadê sua mãe?’”, conta o trompetista.

Dona Carmen reforça que os problemas existem, mas que é preciso parceria e lealdade.

E o resultado dessa união são os filhos: Fernando Rafael, Ana Beatriz, Carmen Silvia, Regina Celia e Gloria Maria. O casal tem também três netos: Rafael, Nanci e Eduardo.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.