Lucas Calore

A reabertura ao público se dará neste sábado (2), às 09h30, com visitas monitoradas a seu acervo
A reabertura ao público se dará neste sábado (2), às 09h30, com visitas monitoradas a seu acervo

Nesta quarta-feira, às 10h, acontece uma cerimônia para autoridades com a entrega do prédio reformado do Museu do Eucalipto, pela Fundação Florestal, da Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo.

O evento ocorre ao lado do museu, no Solar Navarro de Andrade, com apresentação do Quinteto de Cordas da Orquestra Sinfônica de Rio Claro, e depois será feita uma visita monitorada ao museu.

Único no mundo

O Museu do Eucalipto foi inaugurado em 26 de março de 1916, por iniciativa do engenheiro Edmundo Navarro de Andrade, patrono da Floresta Estadual, antigo Horto Florestal de Rio Claro.

De acordo com a Fundação Florestal, o Museu possui um acervo científico, histórico e cultural de grande importância, constituindo-se numa referência para a cultura do eucalipto em todo o mundo.

A ideia de Edmundo Navarro de Andrade de disponibilizar e divulgar os resultados de 39 anos de pesquisas com o eucalipto em uma instituição museológica foi uma iniciativa pioneira e significativa.

O acervo tornou-se referência junto à comunidade científica e subsidiou posteriormente as empresas que vieram a se dedicar ao manejo de florestas plantadas, principalmente as voltadas à indústria do papel.

Estrutura

Em sua estrutura original, o Museu do Eucalipto conta a história da introdução do eucalipto no Estado de São Paulo, sua relação com a construção das linhas férreas e o papel da Companhia Paulista na sua difusão.

O Museu

Com peças confeccionadas em madeira de eucalipto, mobiliário, painéis e utensílios, o museu está distribuído por 16 salas temáticas em um único pavimento, com área construída de 800 m².

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.