Mesmo com o término da Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe, marcado para essa sexta-feira, o Ministério da Saúde orientou os municípios a continuarem vacinando as pessoas pertencentes aos grupos prioritários até que se atinja pelo menos 90% da meta estabelecida.
Ao todo 31.065 mil pessoas já foram vacinadas contra a gripe em Rio Claro até a tarde de quinta-feira (14). Até sexta-feira (15), o município teria que vacinar pelo menos 42 mil pessoas, todas pertencentes aos grupos prioritários para receberem a vacina, conforme determinação do Ministério da Saúde, mas a baixa procura pela vacina por parte de gestantes e crianças de seis meses a quatro anos preocupa as autoridades de saúde.
Das 10.140 crianças nessa faixa etária que devem ser vacinadas em Rio Claro, apenas 4.309 receberam a vacina, o que representa pouco mais de 42% do total. Entre as gestantes, das 1.801 que deveriam ser vacinadas, 833 procuraram os postos de vacinação no município.
Entre os trabalhadores da saúde, ao todo foram vacinadas contra a gripe 5.525 pessoas. Grande adesão também foi entre as puérperas. Para estas, a Vigilância Epidemiológica de Rio Claro consegui atingir 100% da meta. Entre idosos e professores, cerca de 75% foram vacinados.
A Fundação de Saúde alerta para que as pessoas que pertencem aos grupos prioritários procurem um dos postos de vacinação, pois com a chegada do inverno a tendência é aumentarem os riscos de contaminação pelo vírus da gripe H1N1 e suas variantes.

Os grupos prioritários são formados por crianças de seis meses a cinco anos, pessoas com 60 anos ou mais, gestantes, mães com até 45 dias após o parto, profissionais da saúde, professores das redes pública e particular de ensino, população indígena, portadores de comorbidades, funcionários do sistema prisional e pessoas privadas de liberdade, como adolescentes internados em instituições sócio-educativas.
Os horários de vacinação são de segunda a quinta-feira das 07h30 às 15h30 e de sexta-feira das 07h30 às 13h30 (nas USFs) e de segunda a sexta-feira, das 07h30 às 15h30 (nas UBSs). A lista com endereços e telefones das unidades de saúde pode ser consultada no site www.saude-rioclaro.org.br.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.