O projeto deve ser incorporado ao Plano Diretor de Uso e Ocupação do Solo do município

Ednéia Silva

Rio Claro caminha a passos acelerados no processo de elaboração do Plano Diretor de Mobilidade Urbana (PlanMob), com base na Lei Federal nº 12.587/2012, que institui a Política Nacional de Mobilidade Urbana. A população pode colaborar com o projeto fazendo sugestões de melhorias para o trânsito da cidade. As pessoas podem fazer sugestões como locais para instalação de pontos de ônibus, bicicletários, ciclovias etc. As propostas podem ser feitas pela internet por meio do site www.planmobrc.com.br.

Na borda superior da página há o link “Participe”, onde o internauta pode acessar “Demandas” e registrar suas sugestões de melhoria do sistema de mobilidade. De acordo com o informado no próprio site, “as demandas serão incorporadas à análise da equipe técnica ao longo do desenvolvimento do PlanMob”.

>>> Crescimento da frota de veículos em RC demanda mais vagas de estacionamento

Tem também o link “Pesquisa”, um canal especial de comunicação para os ciclistas. Conhecida como cidade das bicicletas, o município quer ouvir a opinião desses condutores sobre as necessidades de tráfego para esse tipo de transporte. “Ciclista, conte-nos sobre você! Queremos obter mais informações sobre o perfil dos ciclistas de Rio Claro, seus deslocamentos e suas demandas gerais”, instiga o site.

Em entrevista recente ao JC (21/06/2015), o sócio-diretor da empresa Tectran Técnicos em Transporte Ltda., Eduardo Candido Coelho, disse quem em sua opinião a bicicleta é um transporte complementar e tem que ser integrada ao transporte. Ele salientou a cultura do ciclismo na cidade e que por isso a questão da bicicleta tem que ser tratada com carinho e ser pensada como modo de transporte.

>>> JC Magazine: uma cidade sobre rodas; confira vídeo

Também no site o internauta poderá baixar documentos e relatórios do PlanMob. Todas as apresentações produzidas ficarão disponíveis para download como edital, cronograma, relatórios e mapas. Além disso, no link “Eventos”, o munícipe poderá acessar a agenda de eventos públicos para acompanhar e participar do desenvolvimento do PlanMob.

Como prometido por Eduardo Coelho e pelo secretário municipal de Mobilidade Urbana, José Maria Chiossi, na entrevista ao JC, serão realizadas audiências públicas para discutir o plano com a comunidade. As reuniões estão marcadas para o dia 26 de agosto e 6 de novembro deste ano.

A Lei nº 12.587/2012 exige que os municípios com mais de 20 mil habitantes elaborem planos de mobilidade urbana. O prazo de três anos para adequação vence em 2015. As cidades que não cumprirem a lei podem ter suspensos os repasses federais destinados a políticas de mobilidade urbana.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.